Geral

Interior de Cachoeiro recebe serviço gratuito para formalização de empresas

A unidade móvel estará em frente à igreja católica com atendimento a trabalhadores autônomos da região que querem se tornar microempreendedores individuais

É a primeira vez que o distrito de Conduro recebe esse serviço Foto: Divulgação/Prefeitura

Moradores do distrito de Conduru recebem nesta terça-feira (01), pela primeira vez, a equipe da Sala do Empreendedor Itinerante da Prefeitura de Cachoeiro.

A unidade móvel estará em frente à Igreja de Santa Rita de Cássia, no centro, das 8h às 12h. Ocasião ideal para os trabalhadores autônomos da região que querem se tornar microempreendedores individuais (MEI).

Ricardo Coelho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, explica que o pedido de viabilidade para a formalização pode ser deferido em até 24 horas, e o processo, concluído em curto prazo. O MEI, uma vez enquadrado no Simples Nacional, fica isento dos tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Com isso, paga apenas um valor fixo mensal, destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Os moradores de Conduru terão acesso, ainda, a simulações de crédito e financiamento para abertura, manutenção e ampliação de pequenas empresas. O programa Nossocrédito (parceria da prefeitura com a Aderes, Bandes, Banestes e Sebrae-ES) oferece empréstimos de até R$ 20 mil, com juros a partir de 1,40% ao mês, bem abaixo dos valores atualmente praticados no mercado.

É importante que os trabalhadores interessados na formalização levem RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carnê do IPTU. Já para a avaliação da linha de financiamento para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenas empresas, são os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil.

Pontos moeda