Geral

França e Reino Unido fecham acordo para combater imigração ilegal

Redação Folha Vitória

Londres - O Reino Unido está enviando policiais a Calais, no norte da França, em uma ação conjunta com autoridades francesas no mais recente esforço dos países para conter o fluxo de imigrantes ilegais. A medida também procura deter a ação e grupos criminosos e traficantes de humanos na região.

A ministra de Administração Interna do Reino Unido, Theresa May, e o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, reuniram-se nesta quinta-feira para anunciar uma parceria entre os dois países na criação de um centro de comando em Calais.

Os britânicos também se comprometeram em contribuir no financiamento de medidas de segurança no perímetro do Eurotúnel - que liga a Grã-Bretanha ao continente europeu - com a instalação de cercas de alta qualidade, câmeras de vigilância e iluminação.

O país também vai enviar equipes de busca de mercadorias com cães farejadores e um investimento adicional de 10 milhões de euros na segurança da cidade sobre os 28 milhões de euros já investidos pelo Reino Unido no último ano.

Mais de 3 mil imigrantes estão acampados em Calais à espera de atravessar o Canal da Mancha em busca de emprego. Muitos fugiram de conflitos em países como Sudão e Eritreia e saltam de caminhões e trens em movimento e muitas vezes cruzam o Eurotúnel a pé.

Ainda nesta quinta-feira, Cazeneuve pediu uma maior cooperação de outros países europeus, como a Alemanha, no combate à imigração ilegal. Ele viaja à Alemanha ainda hoje para se reunir com o ministro do Interior daquele país e discutir o assunto. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda