Geral

Grupo vai propor modelo de Agência de Bacia Hidrográfica

A assinatura da Portaria que criou o Grupo aconteceu nesta terça-feira (11), em Afonso Cláudio, durante o IV Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

O Grupo de Trabalho vai atuar junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas de domínio do Estado do Espírito Santo Foto: Divulgação/Prefeitura

Estudar, avaliar e propor um modelo de gestão visando a delegação da função de Agência de Bacia Hidrográfica. Estas são as atribuições do novo Grupo de Trabalho criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que contará com representantes dos três órgãos. 

A assinatura da Portaria que criou o Grupo aconteceu nesta terça-feira (11), em Afonso Cláudio, durante o IV Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que teve a participação do governador Paulo Hartung.

O Grupo de Trabalho vai atuar junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas de domínio do Estado do Espírito Santo e contará com a colaboração do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH). A proposta do modelo de gestão deverá ser encaminhada, no prazo de noventa dias, à Seama para, juntamente com a Agerh, dar seguimento às ações necessárias para a execução do modelo proposto.

"Esse tipo de encontro é importante porque reúne pessoas para debater um tema de extrema importância, que é a água. Precisamos de boas ideias, mas principalmente de ação e, neste sentido, para avançarmos é necessário a participação e engajamentos da sociedade. É preciso a população  participar e discutir as questões hídricas para entender a importância e necessidade de mudar hábitos  no consumo de água. Vamos ter que mudar. Ou todo mundo entra nessa luta ou não encontraremos uma solução. É um movimento de sociedade para garantir segurança hídrica", ponderou o governador Paulo Hartung.

Durante a solenidade de abertura do evento, o governador Paulo Hartung ressaltou, também, a necessidade do país avançar em  políticas públicas sólidas para áreas importantes como saneamento básico, recuperação de  nascentes e cobertura florestal. O governador comentou ainda que o Governo do Estado está empenhado em fortalecer os comitês de bacias hidrográficas. "Precisamos criar uma rede de militantes nesta boa causa que é a água", disse.

Integração da Bacia

O IV Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, acontece de 11 a 13 de agosto em Afonso Cláudio. Na primeira noite do evento, além do governador Paulo Hartung, estiveram presentes o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, o diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, entre outras autoridades locais.

Com o lema “Doce, o rio de todos nós”, o evento fará uma avaliação do panorama da estiagem nas regiões banhadas pelo manancial e buscará identificar mecanismos de fortalecimento do trabalho dos Comitês, que reúnem representantes do poder público, sociedade civil e usuários, a fim de conciliar os usos múltiplos da água e trabalhar em prol da melhoria da qualidade e quantidade do recurso na bacia. Também serão abordadas questões relativas à responsabilidade social e sustentabilidade, temas do encontro.

“Realizar um evento desta grandeza no Espírito Santo traz à luz todo o trabalho desenvolvido pelos comitês e pela Agerh, além de estimular a troca de experiências entre os comitês capixabas e os mineiros. E o melhor é que isso está acontecendo no interior do Estado”, disse Paulo Paim.

O Encontro de Integração é realizado anualmente, desde 2012, e já passou por Governador Valadares, na Bacia do Rio Suaçuí; Colatina, localizada na Bacia do Rio Santa Maria do Doce; e Senhora dos Remédios (MG), na Bacia do Rio Piranga. Em sua quarta edição, o evento reforça a importância de se colocar em pauta questões relativas à gestão dos recursos hídricos e tem como objetivo articular autoridades, especialistas e a comunidade em prol do incentivo ao uso racional da água e da melhoria da qualidade ambiental da bacia.

Confira a programação:

Dia 12 de agosto

8h – Credenciamento e entrega dos kits
8h30 – Palestra: Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Palestrante: Paulo Paim, diretor presidente da AGERH
9h30 – Debate
10h – Água, café e prosa
10h30 – Palestra: Observação de Aves
Palestrante: Guto Carvalho, coordenador do Avistar Brasil
11h30 – Debate
12h – Almoço
13h – Visitas Técnicas
• Fábrica de Produtos Lekker
• Nascente do Rio Guandu
19h30 – Jantar

Dia 13 de agosto
8h – Panorama sobre a crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Doce
Palestrante: Adelmo Antônio Corrêa, meteorologista do IGAM
9h – Debate
9h30 – Água, café e prosa
10h – Reunião Plenária do CBH-Doce
Pauta: PIRH/PARHs e PAP-Doce
13h – Almoço de encerramento

Pontos moeda