Geral

Passageiros de Vitória vão poder utilizar dois ônibus e pagar apenas uma passagem

Em princípio, serão 16 linhas que atingirão cerca de 21 mil passageiros de mais de 20 bairros. Logo no início deverão ser beneficiados moradores de São Pedro, São Benedito e Santo Antônio

Luciano Rezende explica como funcionará o novo sistema de transportes em Vitória Foto: Divulgação/Prefeitura

Com a criação do sistema “Integra Vitória”, os usuários de ônibus na Capital poderão reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus e pagar apenas uma passagem . A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (31) pelo prefeito Luciano Rezende (PPS). Com a implantação do sistema, as linhas de micro-ônibus serão integradas às linhas de ônibus convencionais. A data de início: 3 de outubro.

Em princípio, serão 16 linhas, o que deverá atingir cerca de 21 mil passageiros de mais de 20 bairros. Logo no início deverão ser beneficiados moradores de São Pedro, São Benedito e Santo Antônio.

Com o pagamento de apenas uma passagem será possível o usuário se deslocar para os mais diversos destinos que funcionará da seguinte forma: o passageiro subirá em um micro-ônibus e pagará a passagem. Em seguida, saltará em um ponto de integração, onde será possível subir em um coletivo convencional.

"O Integra Vitória melhora a mobilidade na cidade e dá mais opção para a população ir a outros bairros, pagando apenas uma passagem. O novo sistema é mais eficiente e inteligente", disse o prefeito Luciano Rezende.

O prefeito explicou como deverá ser o funcionamento do sistema: "Hoje, quem está em Jardim Camburi e deseja ir para Goiabeiras pega dois ônibus e paga duas passagens. Com o ‘Integra Vitória’, o bairro ganhará um micro-ônibus para os usuários fazerem a integração na avenida Adalberto Simão Nader e, então, acessar as linhas que circulam no interior de outros bairros, sem nenhum custo adicional", explicou.

Segundo a explicação dada durante uma coletiva de imprensa, os pontos de integração deverão estar localizados em pontos estratégicos da cidade e estará devidamente sinalizado com uma placa.

Os passageiros farão a baldeação em 46 pontos de integração e terão meia hora para pegar um ônibus convencional. O inverso também será possível, ou seja, sair do convencional e utilizar o micro-ônibus. Para tanto, bastará usar qualquer Cartão Siga Vitória (Cidadão, Estudante, Serviços e Vale-transporte).

Entre meia-noite e 4h30 o serviço não estará disponível. Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Josivaldo Andrade, nesse período não circulam micro-ônibus.

ORIENTAÇÃO

Todas as linhas alimentadoras ganharão números novos e pequenos, sempre pares e começando com zero, de 012 a 042. Já as linhas convencionais não terão mudanças nos números e itinerários. 

"O Integra Vitória vai melhorar o trânsito e a Capital ganhará em mobilidade. Os moradores terão viagens mais rápidas. O tempo de espera nos bairros vai reduzir. Os pontos de integração terão muitas linhas que levarão os passageiros a qualquer ponto da cidade. O sistema ganha em eficiência e gera economia para o usuário", afirma a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Uma cartilha informativa será distribuída nos principais pontos de integração do programa com o objetivo de tirar dúvidas dos usuários para a forma como irá funcionar o programa.

Pontos moeda