Geral

Pesquisa revela que mais da metade da população capixaba está obesa ou acima do peso

Do total, mais mulheres do que homens apresentaram excesso de peso. 54,6% delas estavam com uns "quilinhos a mais". Já entre os homens, 50,1% estavam acima do peso ideal

O número de mulheres acima do peso é maior do que o de homens com excesso de gordura Foto: Divulgação/Internet

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que mais da metade da população capixaba está com excesso de peso. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2013, 52,4% da população do Espírito Santo estava com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Do total, mais mulheres do que homens apresentaram excesso de peso. 54,6% delas estavam com uns "quilinhos a mais". Já entre os homens, 50,1% estavam acima do peso ideal.

Já o número de capixabas obesos, com IMC acima de 30, teve uma expressividade maior ainda das mulheres. 22,1% delas estavam obesas, enquanto 13,1% dos homens apresentavam obesidade.

Três em cada dez bebês brasileiros tomam refrigerante antes dos dois anos

Os resultados do Espírito Santo não fogem dos resultados obtidos pela pesquisa nacionalmente. Mais da metade da população brasileira apresentou excesso de peso: 56,9 %. Cerca de 82 milhões de pessoas apresentaram o IMC igual ou maior do que 25. O resultado indica uma prevalência maior de excesso de peso também no sexo feminino, com 58,2 %. Os homens estiveram com 55,6%.

Em todo o País, uma em cada quatro mulheres de 18 anos ou mais de idade (24,4%) era obesa em 2013, enquanto, entre os homens, o percentual era de 16,8%. A obesidade chegou a 32,2% nas mulheres com idade de 55 a 64 anos, contra 23% nos homens.

A pesquisa aferiu, também, a circunferência abdominal dos capixabas. Também neste quesito, as mulheres apresentaram uma "barriga maior". 43,5% das mulheres estavam com a circunferência acima de 88 centímetros, em 2013, enquanto 16% dos homens estavam com circunferência acima de 102 centímetros.

Pressão arterial

No Espírito Santo, a pesquisa também aferiu a pressão arterial dos capixabas. 7,4% das mulheres pesquisadas estavam com pressão baixa. Já 2,9% dos homens apresentaram pressão baixa.

Já na análise de pressão alta, o número de capixabas é maior. 20,3% das mulheres e 23,3% dos homens estão com pressão alta. O nível, porém, é o menor de toda a região Sudeste do País.

Pontos moeda