Geral

Plano promete combate a ilhas de calor e alagamentos

Redação Folha Vitória

São Paulo - Com oito pontos de alagamento crônicos e localizada no centro da ilha de calor da região metropolitana de São Paulo, com temperatura de superfície acima de 31°C, a Operação Urbana "Bairros do Tamanduateí" inclui plano para aumentar a drenagem do alto dos montes formado pelos bairros da Mooca e do Ipiranga - para, assim, aliviar as margens dos Rios Tamanduateí e Moinho Velho. Mesmo assim, a cobertura vegetal das margens de ambos os rios deve ser revitalizada, segundo a minuta do projeto de lei publicada na internet.

A proposta é criar uma Área de Proteção Permanente (APP) ao redor dos rios, integrada aos parques propostos, com sete novos canais de drenagem - que devem, também, livrar a Linha 10-Turquesa da CPTM de paralisações por alagamentos em dias de chuva.

O texto que será analisado pelos vereadores paulistanos também permite que a Prefeitura repasse parte dos recursos obtidos com a operação para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para ser empregada em ações de despoluição dos rios - que já estão em andamento.

O Rio Tamanduateí nasce em Mauá, na Grande São Paulo, e antes de chegar à capital passa por locais como os polos petroquímicos de Santo André e de São Caetano do Sul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda