Geral

Quer fazer uma tatuagem? Veja os cuidados e os locais do corpo mais doloridos

Não comer alimentos que possam ser alérgicos, manter o local sempre limpo e usar a pomada adequada são dicas fundamentais para adiantar o processo de cicatrização e evitar infecções

A escolha de um bom profissional é fundamental na hora de fazer uma tatuagem Foto: Divulgação

Fazer "arte na pele" com escritas, desenhos e homenagens está cada vez mais comum. Coloridas, de uma cor só, mais ousadas ou tradicionais, as tatuagens ou "tattoos" caíram no gosto de todos e fazem a cabeça e o corpo dos amantes da arte.

Por ser necessário evitar a exposição ao sol, o inverno é a época ideal para quem pretende entrar para o clube dos tatuados. Mas, se submeter ao procedimento requer muita atenção e cuidado.  

Tatuador há 20 anos, Ticano faz um alerta e dá dicas sobre o que levar em consideração na hora de escolher o esabelecimento e o profissional para fazer o trabalho.  

"O primeiro passo é procurar um estabelecimento de qualidade. É preciso se informar a respeito, ir até lá para ver se o local funciona com o alvará da Vigilância Sanitária e saber a idoneidade do tatuador", afirma. 

Lugares que mais doem 

Mesmo quem já é "veterano" no mundo das tattoos, ainda sente um leve frio na barriga quando pensa no barulhinho das máquinas usadas durante o procedimento. Vale reforçar que a dor durante o procedimento é suportável em qualquer parte do corpo. Mas, para muitos, a escolha do local é sinônimo de medo e preocupação. 

De acordo com Ticano, as partes do corpo consideradas pelos clientes como as mais dolorosas são as que contém apenas ossos ou com alta concentração de nervos. 

"A barriga, pé e costela são os lugares que os clientes mais sentem dor. A costela, mesmo sendo uma das partes mais dolorosas do corpo para tatuar, é um dos locais preferidos", disse o tatuador. 

Cuidados

Usar a pomada adequada evita inflamações na pele Foto: Divulgação

Além dos cuidados na hora da escolha da loja e do profissional, é preciso também seguir algumas recomendações. 

Não comer alimentos que possam ser alérgicos, manter o local sempre limpo e usar a pomada adequada são dicas fundamentais para adiantar o processo de cicatrização e evitar infecções. 

"É bom evitar o consumo de alimentos pesados e que possam ser alérgicos. Outra coisa importante é não fazer uso de drogas que entram em contato direto com o sangue e seguir todas as recomendações do profissional", completa Ticano.  

Primeira Tatuagem

Técnica conhecida como "tatuagem aquarela" Foto: Divulgação

Ter certeza do que quer é o primeiro passo para quem pretende fazer a primeira tatuagem. O processo de remoção é bem complicado e pode ocasionar em queimaduras ou feridas. Por isso é importante pensar bem antes de procurar um tatuador. 

"A decisão de fazer uma tatuagem não pode ser por impulso. Se você está muito eufórico, não procure um estúdio. Se está muito feliz ou muito triste, não procure também. É preciso ter certeza do que está fazendo e realmente querer", diz. 

Ticano ainda deixa um alerta para os capixabas que pretendem fazer tatuagens com a nova técnica conhecida como "aquarela". 

"A tatuagem aquarela não é recomendada para quem mora no Espírito Santo. O sol deixa a pele escura e faz com que o desenho perca a nitidez. A arte é para quem mora em lugares frios, não em Litoral", finaliza. 

Pontos moeda