Geral

Samu dá dicas de como realizar massagens e ajudar a salvar vidas

Segundo Tatiana Perin, não é necessário intercalar a massagem cardíaca com respiração boca a boca, somente a massagem é suficiente e pode salvar vidas

Massagem cardíaca pode salvar vida, afima médica do Samu  Foto: Divulgação

A massagem cardíaca pode salvar a vida de uma vítima que aguarda ajuda médica. O procedimento pode ser aplicado por qualquer pessoa, mas nem por isso deve ser feito de qualquer maneira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) explica qual é o passo a passo.

A primeira atitude de quem estiver ao lado da vítima é verificar se ela possui movimento no tórax e se seus lábios e suas mãos estão arroxeados. É preciso também tentar estimular a vítima a ter alguma reação, sacudindo seu corpo e conversando com ela. Outra orientação é não buscar o pulso da vítima, pois uma pessoa leiga pode não conseguir identificar os batimentos ou detectá-los erroneamente.

“Um leigo que está prestando socorro pode identificar o próprio pulso em vez da pulsação da vítima, por isso, a recomendação é não usar esse recurso. E se após os estímulos a vítima não esboçar reações, como falar e piscar os olhos, então é necessário iniciar a massagem cardíaca”, esclarece a coordenadora geral do Samu 192, Tatiana Perin.

Segundo ela, a massagem cardíaca, apesar de ser uma técnica considerada simples, deve ser feita com segurança. Portanto, se a pessoa não se considera apta a fazer a massagem cardíaca, antes de iniciar as manobras de reanimação ela deve ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Pelo telefone, o médico ajudará quem está do lado da vítima a identificar a parada cardíaca e fornecerá as instruções para que a técnica seja aplicada. E mesmo que a pessoa esteja apta a fazer a massagem, ela pode iniciar a técnica, mas ainda assim deve acionar o socorro médico.

De acordo com Tatiana Perin, para iniciar a técnica, a vítima deve estar deitada no chão e a pessoa que fará a massagem deve se ajoelhar ao lado dela. Em seguida, quem está prestando o socorro deve colocar uma mão sobre a outra e posicioná-las bem em cima do osso do peito. O massageador deve manter os braços esticados e imprimir peso sobre o peito da vítima. Segundo a coordenadora geral do Samu 192, deve-se tentar afundar o tórax cerca de 5 centímetros e depois retornar tirando o peso de cima do peito da vítima.

“A massagem cardíaca deve ser feita num ritmo de 100 compressões por minuto. É uma técnica cansativa, porque precisa de repetição, portanto, a pessoa que está fazendo a massagem tem que aguentar e não desistir até a chegada do socorro. Se houver mais de uma pessoa ao lado da vítima, pode-se fazer um revezamento a cada 100 compressões”, argumenta a coordenadora geral do Samu 192.

Segundo Tatiana Perin, não é necessário intercalar a massagem cardíaca com respiração boca a boca. Ela diz que as diretrizes atuais de reanimação não preconizam essa prática e consideram que somente a massagem cardíaca é suficiente. “Com a massagem cardíaca é possível de fato salvar uma vida, pois a massagem pode reanimar a vítima ou manter seu coração em um ritmo que chamamos de desorganizado. Se o coração estiver nesse ritmo, conseguimos trazê-lo para o ritmo normal e salvar a pessoa. Sem a massagem, o coração pode parar e entrar num ritmo de linha reta, também chamada de assistolia, um quadro mais difícil de ser revertido”, ressalta Tatiana Perin.

Como fazer a massagem cardíaca em adulto

- Mantenha a vítima deitada no chão;
- Ajoelhe-se ao lado dela;
- Sobreponha as mãos e posicione-as em cima do osso do peito da vítima;
- Mantenha os braços esticados (nunca dobre os cotovelos);
- Inicie a compressão do peito da vítima, imprimindo peso sobre ela e soltando;
- Faça 100 compressões por minuto;
- Se possível, a cada 100 compressões reveze com outra pessoa até a chegada do Samu 192.

 

Pontos moeda