Geral

Tufão deixa 22 vítimas entre mortos e desaparecidos na China

Redação Folha Vitória

Pequim - Um tufão que passou por Taiwan atingiu o continente chinês com muita chuva e ventos neste domingo, deixando 22 pessoas mortas ou desaparecidas. O tufão Soudelor atingiu a província de Fujian na China na noite de sábado e foi depois reclassificado como tempestade tropical enquanto se movia pela região.

A chuva provocou deslizamentos de terra no montanhoso condado de Pingyang, na província de Zhejiang. Nove pessoas morreram e outras três estão desaparecidas, informou o governo local.

O departamento de defesa civil informou que a tempestade destruiu 36 casas e danificou outras 281. Autoridades retiraram mais de 370 mil pessoas de suas casas e usaram cerca de 32 mil barcos antes de o tufão chegar.

A imprensa estatal mostrou pessoas vagando com água na altura dos joelhos na cidade de Fuzhou e informou que algumas ruas estavam submersas em uma camada de quase 80 centímetros de água.

Em toda a província de Fujian, ventos fortes deixaram 1,4 milhões de casas sem energia elétrica, informou a agência Xinhua. Três aeroportos foram fechados e mais de 530 voos foram cancelados.

Em Taiwan, atingida pelo tufão no sábado, os bombeiros informaram que 10 pessoas morreram ou estão desaparecidas. Outras 185 foram feridas. Entre os desaparecidos estão uma mulher e suas duas filhas gêmeas de 8 anos que foram carregadas para o mar.

A tempestade derrubou árvores, semáforos e fios elétricos na ilha, deixando mais de 4 milhões de casas sem energia elétrica. Mais de 500 voos foram cancelados ou atrasaram. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda