Geral

Vacina contra ebola mostra 100% de eficácia em testes, diz OMS

A vacina VSV-ZEBOV, da Merck e da NewLink Genetics, agora poderá ser usada para acabar com o pior surto de ebola já registrado na África Ocidental

A vacina foi desenvolvida por cientistas, médicos e empresas farmacêuticas  Foto: Divulgação

Depois de serem registrados mais de 28 mil casos no mundo, finalmente uma vacina eficaz contra o Ebola parece ter sido desenvolvida. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), testes realizados em Guiné, na África, com 4 mil pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados da doença mostraram 100 de proteção após dez dias. 

Os resultados, publicados na revista online The Lancet, foram descritos como "um desdobramento extremamente promissor", por Margaret Chan, diretora-geral da OMS, durante entrevista coletiva. Segundo ela, a nova vacina foi alcançada graças aos esforços de inúmeros pesquisadores ao redor do mundo, que correram contra o tempo para desenvolver terapias de imunização quando a epidemia estava no auge. 

Cientistas, médicos e empresas farmacêuticas se uniram para desenvolver a vacina, e o que demoraria aproximadamente uma década para mostrar resultados ficou pronto em um ano. 

A vacina VSV-ZEBOV, da Merck e da NewLink Genetics, agora poderá ser usada para acabar com o pior surto de ebola já registrado na África Ocidental, que matou cerca de 11.300 pessoas desde que o primeiro caso foi registrado, em dezembro de 2013. 

A entidade beneficente Médicos Sem Fronteiras, que vem liderando a luta contra a doença,? agora trabalha para que a vacina seja distribuída em países como Serra Leoa e Libéria, onde diversos profissionais de saúde estão trabalhando para conter a epidemia de Ebola. 

Com informações do Portal R7. 

Pontos moeda