Geral

Ação movida por prefeito contra internauta de Cachoeiro gera memes nas redes sociais

Juliana Louzada foi intimada a explicar uma postagem em que disse preferir que Carlos Casteglione e Dilma Rousseff tivessem morrido no lugar do cantor Cristiano Araújo

Memes envolvendo o prefeito de Cachoeiro se espalharam rapidamente pelas redes sociais Foto: Reprodução

A polêmica criada em torno de uma ação na Justiça movida pelo prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, Carlos Casteglione (PT), contra uma jovem do município não passou despercebida pelos internautas. Logo depois de a auxiliar administrativa Juliana Louzada, de 28 anos, escrever no Facebook que foi intimada a explicar uma postagem feita em junho, em que disse preferir que o prefeito e a presidente Dilma Rousseff tivessem morrido no lugar do cantor sertanejo Cristiano Araújo, vários memes foram criados para ironizar a atitude de Casteglione.

As montagens, que se espalharam rapidamente pelas redes sociais, usam fotos do prefeito e brincam com o fato de o petista ter interpelado a jovem a se explicar à Justiça por conta da declaração. "Parem de reclamar senão processo a cidade toda", "vai parar ou quer ser interpelado?", "to aqui de boa no Face procurando alguém para interpelar", "falou meu nome no Facebook, to processando" e "ei jovem, não gostei da piada. Vou te interpelar" foram algumas das frases usadas pelos internautas.

A repercussão gerada nas redes sociais pela ação movida por Casteglione começou quando Juliana, surpresa com a atitude do prefeito, postou no Facebook uma foto da intimação que havia recebido para que comparecesse no fórum de Cachoeiro para dar explicações sobre a publicação feita em junho.

"Eis q fui gentilmente intimada pelo nosso prefeito a comparecer ao fórum amanhã [terça-feira]. Pq ele se sentiu muito ofendido pq no dia 24/06 postei no face a seguinte frase: Meu Deus, leve a Dilma e o Casteglione e devolva o Cristiano Araujo. O que vcs acham disso? Uma vergonha pública??? Sera que está faltando serviço para o nosso prefeito?", escreveu a jovem na rede social.

Montagens usaram fotos de Casteglione e ironizaram a ação movida pelo prefeito contra a jovem Foto: Reprodução

Imediatamente a postagem se espalhou pela rede e teve milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. A grande maioria das mensagens foi de apoio a Juliana e criticando a postura de Casteglione, questionando se o prefeito não teria outra coisa para fazer em vez de ficar nas redes sociais.

Após a audiência, a auxiliar recebeu diversas manifestações de apoio tanto nas redes sociais quanto pessoalmente. Na saída do fórum, ela teve seu nome gritado por algumas pessoas que foram ao local. Essas mesmas pessoas hostilizaram Casteglione em sua chegada e saída da sala de audiência.

Diante de tamanha repercussão, Juliana resolveu usar novamente o Facebook, dessa vez para agradecer o apoio recebido por todos. "Gostaria novamente por meio do Facebook agradecer o apoio dado pela população da minha cidade Cachoeiro de Itapemirim devido ao processo que o digníssimo chefe do executivo municipal moveu contra mim. Assim como eu, sinto que a grande parte da população também se indigna com os desmandos dos políticos. Obrigada de coração a todos q me apoiaram nessa situação e espero q com tudo isso os governantes olhem mais para os cidadãos", escreveu.

O prefeito se defendeu, alegando que se sentiu ameaçado com a mensagem postada pela jovem e disse que precisava se defender de alguma forma. "Preciso preservar a minha integridade física, a relação com a minha família e com as pessoas da cidade. Nenhum cidadão pode ser ameaçado daquela forma. Foi apenas um pedido de explicação a quem fez a declaração nas mídias sociais. Mas ela se explicou, eu estou satisfeito e estamos resolvidos. Por mim finalizou aqui", declarou o prefeito.

Pontos moeda