Geral

Capixabas do Sul do Estado estão animados para assistir ao eclipse total da Lua neste domingo!

A partir das 21h12 deste domingo (27), ao mesmo tempo em que o fenômeno da Superlua estiver acontecendo, a Terra vai passar entre o sol e a lua, criando um eclipse lunar total

No Sul do Estado, várias pessoas já planejam o melhor local para testemunhar o encontro de dois fenômenos espaciais incríveis: o da Superlua e do eclipse lunar total, na noite deste domingo (27).  

A partir das 21h12, ao mesmo tempo em que o fenômeno da Superlua estiver acontecendo, a Terra vai passar entre o sol e a lua, criando um eclipse lunar total. A melhor visibilidade será às 2h22 desta segunda-feira (28).

Amantes da natureza, os estudantes Ayádne Costa e Luis Filipe Paiva vão assistir do Alto do Cristo, em Mimoso do Sul. Foto: Arquivo Pessoal

“Eu e meu namorado, Luis Filipe Paiva, iremos assistir ao fenômeno aqui no monumento ao Cristo, em Mimoso do Sul. Sou completamente apaixonada pela lua, é um privilégio poder presenciar algo tão magnífico”, declara a estudante Ayádne Poldi Costa.

O evento deve ser mesmo imperdível, pois estudiosos afirmam que a coincidência destes dois eventos é tão rara que ocorreu apenas cinco vezes no século passado. “Vou assistir do meu terraço, que é o ponto mais alto da Vila de Itapemirim, com uma visão estratégica. Imagino que terei uma visão super linda”, comemora a servidora pública Karina Prucoli, de Itapemirim.

Do bairro Maria Ortiz, em Cachoeiro, a vista é privilegiada. Foto: Reprodução Facebook

Em Cachoeiro de Itapemirim, o bancário aposentado, Elio Matos, também planeja assistir ao espetáculo lunar do terraço de sua casa, no alto do bairro Maria Ortiz, que, como ele afirma, “é um presente de Deus, pois tem uma vista privilegiada”.

A Superlua é um fenômeno relativamente comum. Na média, acontece uma vez a cada 13 meses. Eclipses lunares também ocorrem todos os anos. Contudo, eclipses lunares totais são mais raros. “Então vou aproveitar, já que depois deste domingo, o fenômeno só deve se repetir em 2033. Vou convidar minha esposa Lídia para este programa”, registra o empresário Aluísio Contarini, de Pedra Azul, em Domingos Martins.

A Superlua combina o perigeu, que é o fenômeno da lua em seu ponto mais próximo da Terra, com um dia de lua cheia. A união destes dois fatores fará a lua parecer 14% maior em diâmetro do que o habitual. “Vou tentar fazer uma foto bem legal daqui da praia de Itaipava, com meu filho e marido”, espera a comerciante Erica Sales Matias.

Em Marataízes, moradores vão para a praia para assistir ao espetáculo. Foto: Reprodução/Google Maps

Otimista, a advogada Khrys Leal lamenta que o céu em Marataízes neste domingo (27) está encoberto por nuvens, mas afirma que se satisfaz até mesmo em assistir ao fenômeno posteriormente pela televisão ou internet: “Realmente um evento lindo e que não podemos perder! Mesmo que o céu esteja nublado, não perderei nenhum detalhe. Tenho certeza que devido a tecnologia, em algum lugar posteriormente será divulgado através dos meios de comunicação”.

E quem estiver interessado em assistir ao espetáculo astral ao vivo, mas não puder sair de casa, o “Projeto Ciência e Astronomia”, do site Climatologia Geográfica, também irá fazer a transmissão ao vivo do evento neste dia 27 de setembro, a partir das 21h, podendo também ser acompanhado pelo player https://www.youtube.com/watch?v=9VdEWKYXvFU.

Pontos moeda