Geral

Cavalo vítima de maus tratos é abandonado na praia de Itaipava em Itapemirim

O animal, que puxava carroça de entulhos, foi recolhido e encaminhado para tratamento veterinário, mas não resistiu e morreu nesta segunda-feira (21)

O animal permaneceu deitado desde que foi abandonado na rua. Foto: Divulgação/Prefeitura

Em Itapemirim, moradores da praia de Itaipava denunciam os maus tratos contra animais, principalmente cavalos, usados para puxar carroças carregadas com entulhos e material de construção.

Na sexta-feira (18), um cavalo foi abandonado às margens da rodovia e foi recolhido pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itapemirim. O animal foi encaminhado para tratamento veterinário, onde seu estado de saúde foi avaliado como grave. Ele foi medicado e alimentado, mas não resistiu e morreu nesta segunda-feira (21).

O animal foi recolhido pela Prefeitura, tratado, mas não resistiu. Foto: Divulgação/Prefeitura

De acordo com informações da secretaria responsável pelo recolhimento, moradores já haviam denunciado os maus tratos ao animal. “O animal estava tão debilitado que não se levantava mais”, disse um morador que não quis ser identificado.

A comunidade denuncia, ainda, que em Itaipava é comum encontrar cavalos soltos nas ruas e terrenos baldios. “Animais soltos em vias públicas podem colocar a vida de motoristas e motociclistas em risco e podem contribuir para a proliferação de doenças. Por isso, disponibilizamos o serviço de recolhimento de animais”, defende o secretário municipal de Saúde de Itapemirim, Alex Wingler. “No entanto, é importante frisar que a responsabilidade por esses animais é do dono e este pode ser penalizado se os abandonar”, complementa.

Pontos moeda