Geral

Christine Lagarde não deve responder por negligência na França, dizem promotores

Redação Folha Vitória

Paris - Promotores da França recomendaram o arquivamento de uma investigação por suposta negligência contra a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse um funcionário do escritório da promotoria nesta quarta-feira.

Lagarde foi apontada como suspeita de negligência quando era ministra das Finanças da França, por causa do caso conhecido como "L'Affaire Tapie", de 2007, quando o empresário e ex-político Bernard Tapie processou o Estado francês. Em agosto de 2014, o Tribunal de Justiça da República colocou Lagarde como formalmente investigada, por causa da decisão dela de enviar o caso para um painel de arbitragem. Esse painel acabou concedendo mais de 400 milhões de euros a Tapie, como compensação em seu processo contra o Estado.

Com a recomendação dos promotores, aumenta a chance de que Lagarde seja inocentada no caso. Ainda assim, a comissão investigativa pode ainda manter o processo e levá-lo a julgamento.

Em maio de 2013, juízes haviam decidido que Lagarde era apenas uma testemunha no caso, mas posteriormente definiram que ela seria investigada por negligência.

Além disso, outros processos envolvendo o tema estão em andamento. Em fevereiro, o tribunal de apelações de Paris também bloqueou uma decisão de 2008 do painel de arbitragem e deve realizar outra audiência sobre o assunto no fim do mês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda