Geral

Com ‘Todas as faces de Maria’, cachoeirense é destaque em Santa Leopoldina

A exposição ‘Todas as Faces de Maria’ fica em cartaz até o dia 13 de dezembro, em Santa Leopoldina, aberta ao público de quarta-feira a domingo, de 09h às 17h

A mostra reúne fotos de Renilson Chagas, Luan Volpato e Dário Dias. Foto: Divulgação

Uma mostra fotográfica, composta por 15 pôsteres feitos pelos fotógrafos Renilson Chagas, Luan Volpato e Dário Dias, retrata a mestra Maria Laurinda Adão, ícone do folclore de Cachoeiro de Itapemirim. O material completo, que mostra diferentes momentos do cotidiano desta grande mulher ganhou destaque na região Serrana, e pode ser conferido no Museu do Colono, em Santa Leopoldina.

A exposição ‘Todas as Faces de Maria’ fica em cartaz até o dia 13 de dezembro, aberta ao público de quarta-feira a domingo, de 09h às 17h. Trata-se de uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro, Associação Quilombola dos Herdeiros do Benvindo Pereira dos Anjos e com o Instituto Sincades.

Paralelamente à exposição serão realizadas ações educativas gratuitas para a comunidade. Nos dias 25 e 26 de setembro, será realizada oficina de plantas medicinais e no dia 14 de outubro, contação de história. Já no dia 04 de novembro vai acontecer um encontro de parteiras e benzedeiras.

A abertura contou com um público atento ao carisma e histórias da mestra. Foto: Divulgação/Governo

A mestra

Maria Laurinda Adão é mestra de caxambu, mãe de santo, trabalhadora rural, parteira, coveira, mãe e avó. Uma liderança em sua comunidade quilombola, Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim.

Sua história aponta para muitas lutas, pois mãe solteira, enfrentou preconceito e abandono da própria família, mas não se deixou vencer pelas dificuldades, guiando-se pelos jongos de liberdade que lhe ensinaram a vencer destemidamente cada etapa da vida.

Ativamente compartilha sua experiência no exercício pleno da cidadania, participando de diversos conselhos municipais e estaduais, além de movimentos em favor das mulheres, da luta campesina e da defesa da cultura popular.

Pontos moeda