Geral

É hoje! Entenda o fenômeno “dois em um” da noite de domingo: Eclipse + Superlua

próximo eclipse só acontecerá novamente no Brasil entre 20 e 21 de janeiro de 2019, enquanto a outra Superlua combinada com eclipse só em 2033

O Observatório Nacional informa todos os detalhes do evento Foto: R7

Cancele seus compromissos para a noite do domingo (27), tem evento histórico com hora certa para começar: 23h11 (horário de Brasília). Quem olhar para o céu verá uma combinação rara, eclipse total da Lua e também noite de Superlua. Mas o que isso significa?

A Lua está em sua fase cheia e em sua órbita elíptica atingirá o ponto mais próximo da Terra (também chamado de perigeu), com isso, o diâmetro do nosso satélite natural estará 14% maior, ou uma Superlua.

Já o eclipse total da Lua, como explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, é quando "o Sol, Terra e Lua estão alinhados, nessa ordem, e com isso, definem-se dois cones de sombra: umbra e penumbra. O eclipse total da Lua ocorre quando a Lua penetra completamente na umbra”:

O próximo eclipse só acontecerá novamente no Brasil entre 20 e 21 de janeiro de 2019, enquanto a outra Superlua combinada com eclipse só em 2033.

O Observatório Nacional informa todos os detalhes do evento: a totalidade do eclipse vai ocorrer de domingo para segunda-feira, de 23h11 do dia 27 até 0h24 do dia 28 de setembro, horário de Brasília. Mas, já a partir das 22h07 a Lua estará mergulhada na penumbra e depois ficará na penumbra até 1h27 do dia 28.

Pontos moeda