Geral

Eclipse total e Superlua poderão ser vistos nos telescópios do Planetário de Vitória

O fenômeno é raro e pode ser visto em qualquer lugar do mundo. Este será o primeiro eclipse da superlua desde 1982, e o último até 2033. O fenômeno irá começar às 21h11

 É incomum que um eclipse total lunar coincida com a superlua Foto: Agência Brasil

Neste domingo (27), todos poderão apreciar a Superlua. É a segunda vez que o fenômeno surge, de três que acontecem no ano. Mas, agora, com um bônus: será dia de eclipse lunar também e o Brasil estará em situação privilegiada para acompanhar o evento. 

Não é muito comum acontecer os dois eventos ao mesmo tempo. Trata-se de uma coincidência o fato de a lua estar se aproximando da fase cheia e também do seu ponto mais próximo da Terra. Para assistir ao fenômeno, basta que o céu esteja limpo e o horizonte, aberto.

O eclipse começará por volta das 23 horas de domingo e entrará pela noite. O Planetário de Vitória vai oferecer uma programação especial voltada para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Surdos também poderão participar. 

A programação terá início às 16 horas de domingo (27), com a sessão infantil "Quando a lua tomou chá de sumiço", com acessibilidade aos surdos, por meio da inserção de janela em Libras. O acesso aos telescópios acontecerá das 18 às 21 horas e, em seguida, será exibida a sessão "O Eclipse Lunar".

Não é necessário fazer reserva ou agendamento. No entanto, o Planetário tem capacidade máxima de atendimento de 50 pessoas por sessão. 

Pontos moeda