Geral

Teste da Linguinha pode se tornar obrigatório nas maternidades de Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro pode se tornar um dos primeiros municípios do país a oferecer o teste em todas as maternidades. O texto segue para sanção ou veto do Poder Executivo

Cachoeiro pode se tornar um dos primeiros municípios do país a oferecer o teste em todas as maternidades. Foto: Divulgação

Um projeto de lei, que torna obrigatório a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, exame conhecido como “Teste da Linguinha” nas maternidades de Cachoeiro de Itapemirim, foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (29).

O projeto é de autoria do vereador Júlio Ferrari e determina que, a partir da sanção da lei, o procedimento integre o rol de exames obrigatórios gratuitos realizados nos recém-nascidos, nas maternidades públicas e particulares do município, nas primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar.

“É um exame simples que pode melhorar muito a qualidade de vida da criança, e até mesmo evitar sua morte em casos mais graves”, diz Ferrari.

Este tipo de problema costuma ser detectado quando o bebê já teve alta e passa por uma consulta pediátrica, sofrendo com problemas devido à limitação de movimentos da língua.

O teste deverá ser feito por qualquer profissional de saúde. Ele verificará se o freio que liga a língua do bebê à boca apresenta algum tipo de deformação e necessita de cirurgia. Se houver o problema, a criança pode desenvolver a chamada língua presa, que prejudica movimentos importantes para sugar, mastigar, engolir e falar .

Cachoeiro pode se tornar um dos primeiros municípios do país a oferecer o teste em todas as maternidades. O texto segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

Pontos moeda