Geral

Fenômeno raro da Lua poderá ser visto no céu do Espírito Santo no próximo domingo

Na noite de 27 para 28 de setembro um dos mais belos espetáculos naturais será visível no céu: um eclipse lunar total. O eclipse será visível se as condições meteorológicas permitirem

Eclipse lunar ocorre quando há lua cheia  Foto: Divulgação

A lua pode ficar avermelhada no próximo domingo (27). É que o fenômeno da superlua acontecerá junto com o segundo eclipse total lunar total visto no Brasil, e em alguns países da Europa, das Américas e na África.

A última vez que dois fenômenos desse tipo aconteceram foi no ano de 1982. A super lua não será visível a olho nu, segundo o professor de física e astronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e diretor do planetário de Vitória, Sérgio Bisch.

“A lua fica 14% maior em diâmetro e fica uns 30% mais brilhante, é a lua cheia no perigeu que os astrônomos chamam”, afirmou o professor. 

Enquanto o fenômeno da superlua não pode ser facilmente notado, o eclipse total da lua pode ser visto a partir das 22h07, quando a lua vai começar a entrar na sombra da Terra, às 23h11 a lua estará totalmente encoberta.

O fenômeno vai durar uma hora e doze minutos, e durante o eclipse, a lua estará aproximadamente no meio do céu, sendo facilmente visível se o tempo não estiver nublado.

Sérgio explicou que qualquer um poderá ver o eclipse, basta ir a um local com menos luzes artificiais. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PLANETÁRIO NO DOMINGO (27)

16h – Sessão de planetário “Quando a Lua tomou chá de sumiço”: sessão infantil sobre a importância da lua para nós, suas influências sobre a Terra e o que aconteceria se ela nos abandonasse. Público Alvo: a partir de 4 anos.

17h: Sessão de planetário “A Lua e a Vida na Terra”: sessão infantil que busca as abordar as curiosidades do público infantil em relação a esse astro. Público alvo: crianças a partir de 4 anos.

18h30min: Sessão de planetário “A Lua”: sessão para o público em geral sobre a Lua, suas fases, os eclipses e as marés. Público Alvo: a partir de 09 anos

19h30min: Sessão de planetário “Eclipse Lunar”: sessão para o público em geral sobre os eclipses, em especial sobre o eclipse lunar total que irá ocorrer na noite de 27-28 de setembro de 2015. Público Alvo: adultos e crianças a partir de 09 anos.

18h às 21h: Sessão de observação do céu com telescópio. Público Alvo: adultos e crianças a partir de 04 anos.

Pontos moeda