Geral

Greve de servidores faz eleição na Ufes acontecer sem urna eletrônica. Veja os candidatos

Greve dos servidores da universidade impede que as eleições utilizem as urnas eletrônicas, então, o registro dos votos será em cédulas e o prazo para a apuração não está definido

Gláucia, Marcel e Reinaldo são candidatos nas eleições da Ufes Foto: Divulgação

As eleições na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) contarão com uma “volta no tempo” e os votos dos 31.539 eleitores serão registrados em cédulas. O pleito será realizado nesta terça-feira em 23 municípios do Espírito Santo, entre 7 horas e 21 horas. O voto é facultativo.

A greve dos servidores da universidade impede que as eleições utilizem as urnas eletrônicas, então, o registro dos votos será em cédulas - rosa para os votos dos estudantes, amarela para os professores e azul para os servidores técnico-administrativos -, o prazo para a apuração não está definido.

As eleições para a reitoria da Ufes conta com três candidatos: na Chapa 1 - Gláucia Abreu; Chapa 2 - Marcel Olivier; e Chapa 3 - Reinaldo Centoducatte, que é o atual reitor da universidade e candidato à reeleição.

A chapa 1, encabeçada pela Mestre em Fisiologia e Doutora em Ciências Fisiológicas, tem como lema “Dialogar e Avançar” e pretende pautar sua gestão no diálogo. A ideia é administrar de forma compartilhada. O Plano de Gesão Universitária tem cinco eixos de ação: Políticas Acadêmicas; Gestão de Pessoas; Gestão Administrativa e Financeira; Relações Institucionais e a Sociedade; e Gestão Cultural.

Já a chapa 2, capitaneada pelo Doutor em Engenharia Civil Marcel Olivier, trabalha com o lema “Por uma outra Ufes”. Sua meta é promover mudanças na universidade como participação dos setores no orçamento da Ufes; Descentralização orçamentária; Motivação e reconhecimento dos professores e técnico-administrativos; e Desburocratização para um melhor atendimento, entre outros pontos. 

A chapa 3, do atual reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, propõe um projeto de implantação do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento do Ensino; Expansão da Pós-Graduação e Extensão; Qualificação das políticas de gestão de pessoas e de assistência estudantil; Desenvolvimento de uma política institucional de esporte e lazer; e Modernização da gestão administrativa de forma profissional e ágil.

Pontos moeda