Geral

Nossa Senhora do Rosário é decretada padroeira oficial de Vila Velha

Para a comunidade católica, a imagem de Nossa Senhora do Rosário simboliza a força e a fé inabalável no Amor Divino, uma figura materna que consola e intercede por todos

Nossa Senhora do Rosário agora é oficialmente padroeira de Vila Velha  Foto: Divulgação

Vila Velha ganhou sua padroeira nesta quinta-feira (24). Nossa Senhora do Rosário passa a ser a santa que guarda a cidade. A lei de autoria do vereador Joel Rangel foi aprovada pela Câmara de Vereadores no último dia 26 de agosto e sancionada pelo prefeito Rodney Miranda. Todo o dia 07 de outubro será comemorado o dia da padroeira e fará parte do calendário oficial de eventos.

Segundo Joel Rangel, autor da lei, durante décadas as comemorações alusivas ao dia da padroeira de Vila Velha se consolidaram como uma tradição religiosa no município, mas no decorrer dos anos, estas manifestações acabaram se perdendo.

“Além de resgatar essa tradição, estamos lutando pela restauração da Igreja do Rosário, patrimônio de valor inestimável que faz parte do Sítio Histórico da Prainha.

Esta igreja, construída em 1535, é considerada pelos historiadores como a mais antiga em funcionamento no Brasil, razão de orgulho, de responsabilidade e de preservação da nossa memória”, destacou.

Para a comunidade católica, a imagem de Nossa Senhora do Rosário simboliza a força e a fé inabalável no Amor Divino, uma figura materna que consola e intercede por todos.

“Por isso, nada mais apropriado do que realizarmos eventos que reúnam pessoas de idades e culturas diversas, em um mesmo lugar, e com um mesmo objetivo: louvar, pedir e agradecer. Quanto à Igreja do Rosário, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 20 de março de 1950, o prefeito Rodney Miranda já assumiu o compromisso de realizar as obras de reforma necessárias. Estamos apenas aguardando a Ordem de  Serviço”, afirmou Rangel.

O vereador também chamou a atenção para um destaque curioso, que o Brasão da Cidade ostenta. “Observa-se que há uma coroa em forma de fortaleza, representando cinco torres de cor prata, simbolizando a primeira cidade do Estado. E no meio da coroa há uma flor-de-lis, representando Nossa Senhora do Rosário. Portanto, podemos afirmar que Vila Velha – município mais antigo do Estado, berço da colonização do Espírito Santo – já nasceu sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário”. 

Pontos moeda