Geral

Permanência no campo é tema de conferência regional da Escola Agrícola de Cachoeiro

Evento vai tratar dos desafios da juventude rural e sua permanência no campo. Os jovens estarão ajudando a escrever um documento para o país, o Plano Nacional de Sucessão Rural

Jovens de Cachoeiro, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui, Bom Jesus do Norte e Apiacá participam do encontro. Foto: Divulgação

Um grupo de alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim participa, nesta segunda (28), da I Conferência Territorial da Juventude Rural, que será realizada no salão paroquial da Igreja Católica de Mimoso do Sul, a partir das 9h.

A conferência vai tratar assuntos importantes, estreitamente ligados ao êxodo rural, como a questão da sucessão de terras. “Muitas vezes, o filho quer um pedaço para a produção e o pai não aceita dar liberdade para isso, o que acaba contribuindo para que jovens venham tentar a vida na cidade”, comenta o subsecretário de Agricultura Familiar de Cachoeiro, Edson Canchilheri.

Além dos alunos da escola cachoeirense, estão sendo aguardados, também, outros jovens de 15 a 29 anos de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui, Bom Jesus do Norte e Apiacá. Eles vão participar de uma programação ao longo do dia que inclui explanação sobre a juventude rural, introdução à temática central do evento e instauração de grupos de trabalho para a realização de propostas para o meio rural.

Todas as contribuições serão lidas em plenária para serem discutidas e selecionadas para um documento que será encaminhado à Conferência Estadual da Juventude Rural. Também serão eleitos quatro delegados para representar a região no evento que reunirá os territórios espírito-santenses.

“Nós estamos participando de um movimento nacional, pois também haverá uma conferência nacional. Nossos jovens estarão ajudando a escrever um documento para o país, o Plano Nacional de Sucessão Rural, e eleger quatro delegados, que vão nos representar na conferência estadual”, informa Edson.

Pontos moeda