Geral

Prefeitos do Sul se reúnem para criar Comitê da Bacia do Rio Itabapoana

Para o encontro estão confirmadas as presenças da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Agência Estadual de Recursos Hídricos e Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

A Bacia do Rio Itabapoana possui uma área de 4.875,46 km² e banha 11 cidades capixabas. Foto: Reprodução/Google Maps

Prefeitos dos onze municípios capixabas que compõem a região hidrográfica do Rio Itabapoana se reúnem no próximo dia 22, em Bom Jesus do Itabapoana, para tratar a possibilidade de criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Itabapoana na porção capixaba.

Para a reunião está confirmada a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, do diretor Presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim, de diretores e analistas da Agência Estadual de Recursos Hídricos, além de membros da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Durante as Audiências Públicas Regionais para elaboração da proposta do Plano Plurianual – PPA 2016/2019, diversos prefeitos municipais da Região do Caparaó solicitaram a criação de uma Unidade de Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana.

Os municípios capixabas envolvidos são: Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Marataízes, Itapemirim, Muqui e Presidente Kennedy.

A Bacia

A Bacia do Rio Itabapoana possui uma área de 4.875,46 km² e está inserida em uma região cuja base econômica é representada pelos serviços urbanos e por atividades do setor primário, especialmente, aquelas ligadas ao café, à pecuária leiteira, à cana-de-açúcar e à fruticultura tropical.

Acredita-se que o baixo dinamismo econômico da região também está relacionado ao caráter tradicional dessas atividades que não acompanharam as mudanças em curso no mercado brasileiro, principalmente no que diz respeito a inovações tecnológicas.

Pontos moeda