Geral

Prepare o protetor! Primavera deve ser mais quente e com menos chuva que o esperado no ES

De acordo com o Instituto Climatempo, em geral, até o mês de dezembro, quando começa o verão, a primavera será com menos chuva que o esperado e temperaturas acima da média

Primavera terá cara de verão no Estado Foto: Divulgação

A primavera começa apenas na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro, mas os capixabas já estão sofrendo com o calor intenso dos últimos dias. Somente em Vitória, no último final de semana, as temperaturas chegaram a 32º C em pleno inverno. Veja o clima em tempo real!

Mas não vai ser a transição de estação que vai mudar o tempo e a temperatura do Estado. De acordo com o Instituto Climatempo, em geral, até o mês de dezembro, quando começa o verão, a primavera será com menos chuva que o esperado e temperaturas acima da média, no Espírito Santo.

As regiões Sul e Sudeste do Brasil estão sob influência do El Niño. Meteorologistas preveem um aumento da temperatura entre 2,5º C e até 3º C nas médias para a primavera e o verão. O fenômeno pode ser o mais forte desde 1950, segundo meteorologistas.

"Depois dos dois últimos anos com chuva muito abaixo do normal, em São Paulo e no Rio, a chuva virá na hora certa. A expectativa é que, na média, o tempo deve continuar mais quente que a normalidade por causa do fenômeno El Niño. A irregularidade da chuva também é por causa desse fenômeno", afirma o meteorologista Alexandre Nascimento.

Para toda a região Sudeste, o mês de outubro deve ser de chuva abaixo do esperado e temperaturas acima da média, em outubro. Já em novembro, enquanto os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro terão chuva acima da média para o período, em Minas Gerais e no Espírito Santo a tendência é de seca. Em relação às temperaturas, São Paulo e Rio de Janeiro estarão dentro da média, enquanto, novamente, Minas Gerais e Espírito Santo estarão mais quentes que o normal.

Já no último mês da primavera, em dezembro, regiões do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo terão pouca chuva. Na mesma região, as temperaturas continuam acima da média. Já nos outros Estados do Sudeste, as chuvas e a temperatura ficam dentro do esperado, segundo o Climatempo.

Pontos moeda