Geral

"Pum" de vaca polui mais do que carros

O Inventário Nacional de emissões de gases estufa, publicado pelo governo brasileiro em 2013, aponta que a produção de gado é responsável por 15,4% dos gases nocivos à atmosfera

A flatulência das vacas tem responsabilidade maior na emissão de gases do efeito estufa Foto: Divulgação

Pode parecer brincadeira, mas a produção de carne bovina - em especial, a flatulência das vacas - tem responsabilidade maior na emissão de gases do efeito estufa do que a quantidade de gás emitida pelos automóveis. A digestão dos bovinos faz com que seja lançado gás metano (CH4) na atmosfera. Assim como o gás carbônico (CO2), resultado da queima de combustíveis fósseis, o metano acelera o processo do efeito estufa, o que faz com que a temperatura no planeta aumente a cada ano.

Em 2013, um estudo realizado pelo matemático Rafael de Oliveira Silva, da Unicamp, revelou que medidas de baixo custo podem reduzir a emissão desses gases nocivos à atmosfera em 20%. De acordo com um relatório da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que tem sua sede em Roma, 45% destes gases gerados pela pecuária procedem da produção e do processamento de alimentos, 39% da digestão das vacas e 10% da decomposição do esterco. O resto se deve ao processamento e ao transporte de produtos de origem animal.

O Inventário Nacional de emissões de gases estufa, publicado pelo governo brasileiro em 2013, aponta que a produção de gado é responsável por 15,4% dos gases nocivos à atmosfera. A queima de combustíveis fósseis fica um pouco atrás, com 15,1% da emissão dos gases. Vale lembrar que o potencial do gás metano (CH4) para causar o efeito estufa é 25 vezes maior do que o CO2.

Devemos deixar de comer carne?

Se o consumo de carne é ruim, devemos deixar de produzí-la? Pelo contrário! Em entrevista ao Jornal da Unicamp, Rafael Silva apontou o aumento no consumo da carne – e não a redução – como um dos principais fatores associados à diminuição das emissões. A revelação vem de outros estudo conduzido pelo matemático da Unicamp em conjunto com o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp e em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Faculdade Rural da Escócia, vinculada à Universidade de Edimburgo, e o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França (Inra).

"Conforme nossos cálculos, um aumento de 30% na demanda pelo gado de corte reduzirá 4% do total das emissões de gases do efeito estufa (GEEs). E uma diminuição no consumo da carne na mesma proporção elevaria em 5% as emissões totais. Nossa avaliação reforça que a recuperação de pastagens é a maior oportunidade do país para retirar o carbono da atmosfera."

A solução, de acordo com o pesquisador é a recuperação das pastagens, que também seria capaz de evitar o desmatamento."Para atingir uma demanda crescente pelo consumo interno e pelas exportações de carne, há duas opções para os produtores: aumentar a área de pastagem, desmatando, ou intensificar a área existente, produzindo mais por hectare."

Segundo a FAO, a adoção de melhores práticas e tecnologias existentes para a alimentação, saúde, criação de gado e gestão de esterco ou o uso de geradores de biogás e dispositivos de economia de energia, permitiriam reduzir a emissão de gases em 30%.

Pecuária sustentável

A pesquisa faz parte do projeto internacional AnimalChange, que pretende estimular a pecuária sustentável. O governo brasileiro, se comprometeu, durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), a reduzir, voluntariamente, as emissões de gases do efeito estufa entre 36% e 39% até 2020.

A atividade agropecuária é considerada uma das principais responsáveis pela emissão de poluentes que elevam a temperatura do planeta. O Brasil está entre os primeiros da lista, já que possui um rebanho comercial de 212 milhões de cabeça.

O que é o gás metano?

O metano (CH4) é um tipo de gás que não possui cheiro e, quando adicionado ao ar, altamente explosivo. Conhecido por suas propriedades energéticas e por ser proveniente das vacas, dentre outras fontes, o gás é prejudicial à saúde humana. Composto por carbono e hidrogênio, o gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda