Geral

Putin diz que intuito da Rússia é apoiar o exército da Síria com ataques aéreos

Redação Folha Vitória

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que seu país está apoiando o exército sírio na luta contra o Estado Islâmico e espera que o presidente sírio, Bashar al-Assad, se comprometa na ajuda para resolver o conflito em seu país.

"Nós não vamos mergulhar de frente neste conflito. Vamos ajudar o exército de Assad enquanto a sua ofensiva durar", disse Putin, acrescentando que espera também que Assad converse com a oposição sobre uma solução política para a Síria.

Os comentários de Putin vieram logo depois que a Rússia lançou seus primeiros ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico na Síria, após os legisladores russos aprovarem o uso da força militar na Síria.

O presidente russo disse que a Rússia iria apoiar o exército sírio com ataques aéreos e que não iria lançar operações terrestres durante a ofensiva. Segundo Putin, a liderança síria pediu para que a Rússia ajudasse Damasco na luta contra os terroristas. Ele pediu também uma cooperação antiterrorista de outros países através do centro de coordenação russo em Bagdá.

"A única maneira de combater o terrorismo internacional é agir preventivamente e não esperar até que eles [os terroristas] venham à nossa casa", disse Putin em comentários televisionados.

Mais cedo, o assessor presidencial, Sergei Ivanov, disse que milhares de cidadãos russos e da ex-União Soviética estão lutando do lado do Estado Islâmico e que muitos voltaram para casa, apresentando uma ameaça direta ao país. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda