Geral

Superlua e eclipse lunar total dão espetáculo neste domingo

Redação Folha Vitória

São Paulo - Na noite deste domingo, 27 de setembro, a Lua brilhará mais forte. Resultado do fenômeno conhecido por superlua, que acontece quando a aproximação máxima do satélite natural com a terra ocorre durante a fase de lua cheia, o brilho dela pode parecer de 14% a 30% mais brilhante do que o normal.

"É mínima a diferença do tamanho visível no perigeu (que é o que caracteriza a superlua). Mas teremos uma bela lua cheia", disse Paulo Bretones, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador da Comissão de Ensino de Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira, ao jornal O Estado de S. Paulo.

Relativamente comum, a superlua ocorre seis vezes ao ano, mas a coincidência com um eclipse total da lua torna o fenômeno ainda mais especial nesta noite. A combinação dos dois eventos aconteceu pela última vez em 1982 e só se repetirá em 2033.

Em São Paulo, um evento no Facebook tem mais de 50 mil confirmados para observar os fenômenos a partir do lago do Parque Ibirapuera. Apesar da chuva que caía na cidade no início da noite, muita gente ainda está animada para a observação. "Estava em dúvida se ia ao parque ou não, mas depois de olhar algumas previsões do tempo, me animei. Parece que o tempo vai abrir", disse o radialista Pedro Azevedo, 31, que pretende ir ao local com a família.

Rio de Janeiro

A superlua movimentou o fim de domingo dos cariocas. As praias e pontos turísticos como a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor ganharam uma iluminação especial por causa do fenômeno. Torcedores que foram ao Maracanã assistir ao clássico Flamengo e Vasco também tiveram uma visão privilegiada da lua amarelada.

As amigas Fabiana Martinez, Sabrina Schneider, Flavia Frazão e Paula O’Neil combinaram de se reunir para ver a super lua. O lugar escolhido foi o bairro da Urca, à beira da Baía de Guanabara. "Acho que vai ser bonito ver o reflexo da lua na baía. É um fenômeno especial", diz Sabrina.

"Quero tirar muitas fotos. Escolhemos a Urca porque é um lugar menos iluminado, o que ajuda a visualizar melhor a lua", completa Fabiana, que mora perto da praia do Leme.

A emoção seria maior a partir das 23h11, quando estava previsto o começo do eclipse total da superlua. Diferente do eclipse total do sol, o eclipse total da lua tem grande faixa de visibilidade e não exige cuidados para ser visto. No meio da noite, no entanto, o céu ficou nublado na cidade, encobrindo parte do espetáculo.

Pontos moeda