Geral

União Europeia chega a acordo para acomodar 120 mil imigrantes

Redação Folha Vitória

Bruxelas - A União Europeia chegou a um acordo para realocar 120 mil imigrantes ao longo dos próximos dois anos, de acordo com autoridades.

O plano, peça principal dos esforços do bloco para melhor responder ao maior fluxo migratório desde o final da Segunda Guerra Mundial, foi aprovado pela maioria dos Estados membros.

Entretanto, quatro governos - Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Romênia, se opuseram à proposta, uma postura que poderia intensificar os atritos dentro do bloco sobre a crise migratória.

Pelo plano, cerca de 66 mil requerentes de asilo serão realocados da Itália e da Grécia para outros Estados membros da União Europeia nos próximos meses. Isso vai deixar uma reserva de 54 mil pessoas que poderão ser realocadas de outros países se houver uma súbita entrada de imigrantes.

Para amenizar as preocupações de alguns Estados membros da Europa Central e do Leste Europeu, os governos da União Europeia poderão retardar em um ano o recebimento de até 30% dos que pedirem asilo.

A proposta abrangerá aqueles que solicitaram asilo ao bloco neste ano. O total já supera 500 mil, de acordo com dados oficiais.

Alemanha e França têm pressionado duramente para a criação de um programa de partilha de encargos ligado ao fluxo migratório. No entanto, República Tcheca, Eslováquia e outros países do Leste Europeu e da Europa Central têm resistido a ao plano que poderia forçá-los a receber solicitantes de asilo provenientes de outros Estados membros da UE.

O governo do primeiro-ministro húngaro Viktor Orban tem sido particularmente contrário ao plano, alegando que ele iria incentivar ainda mais a imigração e que a cultura da Europa seria diluída.

Para o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, um acordo sobre a forma de gerir os recém-chegados é apenas um primeiro passo na busca de uma solução para os refugiados e que os esforços para reforçar as fronteiras externas da UE precisam ser intensificados.

A maioria dos migrantes se desloca para a Alemanha, que tem uma melhor economia e um sistema de seguridade social mais forte. Milhares de imigrantes passaram pela Áustria e pela Hungria nos últimos dias, na esperança de chegar à Alemanha. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda