Geral

Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim aderem a projeto do Ministério Público do Trabalho

Projeto conscientiza a sociedade sobre prejuízos causados pelo trabalho infantil e elabora plano de ações nas escolas. Entre as ações: aulas de teclado, flauta, violão, karatê e futebol

O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta, realizou no município serrano nesta semana, a cerimônia de lançamento do Projeto “MPT na Escola”. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, no Sul do Estado, Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim, são os únicos municípios a aderirem ao projeto.

Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim, são os únicos municípios a aderirem ao projeto. Foto: Divulgação/Prefeitura

O evento de lançamento aconteceu na Escola “José Helvécio Altoé”, em Boa Esperança, e contou com a presença do procurador do Trabalho da 17ª Região, José Manoel Machado, do prefeito João Bosco Dias, da secretária municipal de Educação, Cleyde Maria Marim, do vereador Almezindo Betini, da diretora da escola, Eliane Soares, professores, secretariados municipais e liderança local.

O procurador do Trabalho da PTM, José Manoel Machado, afirma que o projeto visa conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e elaborar um plano de ações nas escolas da região.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão aulas de teclado, flauta, violão, karatê e futebol. Cerca de 320 alunos das escolas municipais, sendo 170 da escola José Helvécio Altoé, com três atividades, e 150 alunos das escolas Pedro Milaneze Altoé (Fruteiras), João Domingos Fassarela (Castelinho) e Prosperidade formarão três bandas musicais.

Durante o lançamento, a diretora da escola, Elaine Soares, visivelmente emocionada, agradeceu o empenho de todos, para que o projeto virasse realidade. “Estamos muitos felizes, pois hoje o sonho de realizar o projeto aqui na escola se tornou realizada”, agradeceu a diretora.

A secretária Municipal de Educação, Cleyde Maria Marim, ressaltou que o projeto estimula alunos a terem alto rendimento escolar, dando exemplo das atividades do ano passado, onde os alunos do 1ª e 5ª ano da escola estão fazendo maior sucesso. “O projeto é um contrapé inicial, e a nossa expectativa é que o contraturno aconteça gradativamente nas escolas municipais”, destacou.

“A Secretaria de Educação é a que mais recebe investimento da Prefeitura, pois nós acreditamos na educação. As pessoas podem tirar tudo da gente, menos o seu conhecimento. O conhecimento que vocês vão receber agora, através da arte, música e da cultura é para abraçar como se fosse um presente que receberão nos seus aniversários”, ressaltou, dizendo que é um momento de muita alegria o prefeito Bosquinho.

A cerimônia contou ainda com a presença do professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Marcelo Trevisan, e das apresentações da Banda Musical "Paulino Francisco Moreira”, da escola Presidente Lüebke, do Coral e Flauta Doce – Projeto Casa Verde e Karatê.

Pontos moeda