Geral

Vereadores de Cariacica vão intermediar diálogo entre professores e prefeitura

Os professores municipais de Vila Velha após várias manifestações conseguiram que os vereadores ouçam suas propostas e levem as reivindicações para o prefeito

Professores se reuniram na Câmara Municipal de Cariacica  Foto: ​Divulgação 

Os professores Municipais de Cariacica conseguiram nesta quarta-feira (02) abrir diálogo com os vereadores do município para levar as suas reivindicações para o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho.

Segundo o diretor do Sindiupes de Cariacica Christovam Mendonça, sete vereadores, atenderam os profissionais da educação, na Câmara Municipal. E os vereadores aceitaram os pedidos e vão fazer a interlocução com a prefeitura. 

A categoria pede a destinação de 35% da receita municipal para a Educação e 75% dos recursos dos royalties do petróleo para investimento na valorização dos profissionais.

Essa proposta de financiamento foi incluída no Plano Municipal de Educação (PME), após intensos debates e discussões com a comunidade, sendo aprovada pela Conferência Municipal de Educação. Porém, em sessão realizada no último dia 26, os vereadores modificaram o texto do PME e excluíram essas deliberações a respeito do financiamento do setor.

“Não abrimos mão dos 35% do orçamento para a Educação, e os 75% para os profissionais da educação. Os vereadores estão todos favoráveis nesta pauta, nossa manifestação da segunda-feira, 31, surtiu efeito”, contou Christovam Mendonça.

Na última segunda-feira (31), trabalhadores e diretores do Sindiupes ocuparam o plenário da Câmara Municipal para defender a proposta original do PME. Com bandeiras, cartazes e apitos, a categoria mostrou a sua indignação diante da postura dos parlamentares que, por sua vez, não conseguiram justificar as alterações feitas no projeto e decidiram cancelar a sessão.

Pontos moeda