Geral

Você sabia que uma infecção no dente pode até levar à morte? Veja o que fazer!

A prevenção é essencial, especialmente se o paciente tiver uma situação de risco. Os exames de raio-X da boca não são obrigatórios no pré-cirúrgico, mas podem evitar grandes complicações

A prevenção é muito importante  Foto: R7

Um verdadeiro perigo escondido na boca, as bactérias podem até levar à morte se caírem na corrente sanguínea. Para se ter uma ideia da gravidade, cerca de 40% dos casos de endocardite (doença infecciosa no coração) têm origem bucal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é responsável por cerca de 10% dos casos de morte em todo o mundo quando o foco da doença é dentário.

Por isso, a prevenção é essencial, especialmente se o paciente tiver uma situação de risco ou for passar por algum procedimento.

De acordo com Márcia Gabriella, doutora em Radiologia Odontológica, os exames de raio-X da boca não são obrigatórios no pré-cirúrgico, mas podem evitar grandes complicações no futuro.“Os exames são essenciais para revelar qualquer alteração mais grave na região facial. Com esse diagnóstico, o tratamento, que geralmente é simples, pode ser feito antes do procedimento cirúrgico, o que traz mais segurança e menos riscos ao paciente”. 

Pontos moeda