Geral

Abertura do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante será em Pedra Azul

ara alguns espectadores, essa será a primeira vez em que assistirão a um filme na telona já que as exibições recriam uma sala de cinema com equipamento de projeção e de som adequados

Filme "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo Sebastião Salgado  Foto: Divulgação

No próximo sábado (17), Pedra Azul, em Domingos Martins, recebe o evento de abertura do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante. Agregando turismo, lazer e cultura por meio do audiovisual, essa iniciativa percorrerá cinco municípios de diferentes regiões do Espírito Santo com uma programação de filmes para todos os gostos. Nesta primeira sessão será exibido o longa-metragem ‘O Sal da Terra’, filme sobre o fotógrafo Sebastião Salgado dirigido pelo diretor alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do personagem tema.

Nas outras sessões, que seguem até o dia 24, está uma seleção de curtas-metragens nos gêneros animação, documentário e ficção. Todas as exibições são gratuitas e acontecerão em praças, ruas e outros locais ao ar livre.

Para alguns espectadores, essa será a primeira vez em que assistirão a um filme na telona já que as exibições recriam uma sala de cinema com equipamento de projeção e de som adequados e acontecem em algumas localidades que não dispõem de cinema. Para Lucia Caus, diretora do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante, essa iniciativa, além de ser um excelente lazer cultural, contribui com a democratização e com a formação de plateias para o cinema nacional. 

“As sessões itinerantes promovem encontros emocionantes entre o público com os filmes brasileiros. Por se tratar de um evento cultural acessível a uma faixa etária ampla, as exibições se tornam uma atividade vivenciada por toda a comunidade. É bem comum notarmos que famílias inteiras, amigos e vizinhos se juntam para prestigiar os filmes exibidos”, declara Lucia.

Sobre o Sal da Terra
Indicado ao Oscar de 2015 na categoria de melhor documentário, ‘O Sal da Terra’ narra a trajetória de um dos mais importantes fotógrafos da atualidade: o mineiro Sebastião Salgado. O filme vai além da documentação biográfica e revela também o trabalho grandioso deste homem que se tornou um importante ambientalista. Nos últimos 40 anos, Sebastião Salgado viajou através dos continentes e testemunhou alguns dos principais eventos de nossa história recente. Ele agora descobre territórios imaculados como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta.

 "O Sal da Terra" ganhou o Prêmio Especial na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2014, onde fez a sua exibição de estreia, foi indicado para Independent Spirit Awards 2015 e escolhido para abertura do Festival do Rio 2014.

Curtas-metragens nacionais
Após o evento de abertura em Domingos Martins, será a vez de Cariacica, Marataízes, Conceição da Barra e Serra receberem as sessões do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante. Nesses municípios, será exibida uma seleção de cinco curtas-metragens brasileiros recentemente produzidos. 

A produção amazonense ‘Se Não...’, de Moacyr Freitas, é uma ficção que aborda o imaginário infantil sobre o velho do saco. Vindo do Rio de Janeiro, o curta ‘A Culpa é do Neymar’, de João Ademar, é outra ficção e tem como personagem Jair, um botafoguense fanático que entra em delírio ao descobrir que o filho torce pelo Santos. ‘À Festa. À Guerra’, de Humberto Carrão Sinoti, é mais uma ficção do Rio de Janeiro que propõe um olhar crítico sobre a política de uma cidade em meio ao Carnaval. A animação

'Até a China’, de Marcelo Marão, é outra produção fluminense cujo personagem vive aventuras e estranhamentos durante uma viagem para a China. O curta que fecha a seleção é o capixaba ‘Insular’, de Tati W. Franklin, documentário que lança um olhar sobre o modo de vida de uma família que mora em uma ilha.

O 21° Vitória Cine Vídeo Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e da Rede Gazeta. Essa iniciativa também conta com a parceria
da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o apoio cultural do Instituto Sincades e parceria das prefeituras locais.

21° Vitória Cine Vídeo Itinerante
 
Rota
17/10 - Pedra Azul - Domingos Martins (ao lado do Posto dos Morangos)
18/10 - Marataízes (na Praça Central em frente à Igreja Católica)
21/10 - Campo Grande - Cariacica (na Praça Central)
23/10 - Itaúnas - Conceição da Barra (em frente à Igreja de São Sebastião)
24/10 - Manguinhos - Serra (Praça de Manguinhos)
 
Todas as sessões acontecem às 19 horas e são abertas ao público
 
Programação
O Sal da Terra*
(Documentário / 110 minutos / 2014 / Brasil, França e Itália / Classificação Livre), de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.
Sinopse:
Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta. Vida e obra de Sebastião Salgado são reveladas por seu filho, Juliano, e pelo renomado diretor Wim Wenders.
* Este filme será exibido apenas na sessão de abertura em Pedra Azul, Domingos Martins.
 
Se Não…
(Ficção / 16 minutos / Amazonas / 2015 / Classificação Livre), de Moacyr Freitas. Sinopse: Zé Ninguém é o velho do saco, que vive no imaginário das crianças daquela cidadezinha do interior. João, Juca, Guilherme e Marquinhos, Em suas brincadeiras do cotidiano, sempre as voltas com o tal Zé Ninguém. E na casa da árvore esse é sempre o assunto que domina toda roda de conversa. Um dia, o sumiço do robô de Guilherme, faz com que ele acuse João de ter pegado o brinquedo, pois João o cobiçava. Mas João se limitava a falar que foi o velho do saco. Passado alguns anos os colegas se separaram, mas Guilherme ainda tem aquela dúvida se foi o João ou não, quem pegou o tal robô. Já como médico, Guilherme é chamado para atender a uma urgência, e ao se deparar com o corpo de um desconhecido, ele passa a reviver todas as suas lembranças de infância.
 
A Culpa é do Neymar
(Ficção / 10 minutos / Rio de Janeiro / 2015 / Classificação Livre), de João Ademar. Sinopse:  o curta, que se passa no ano de 2011, apresenta a história de Jair, um botafoguense fanático que entra em delírio ao descobrir que Túlio, seu único filho, influenciado pela neymarmania, passou a torcer pelo Santos. Nesse contexto, Sandra, sua esposa, buscará todas as alternativas para trazer o marido à razão e restaurar a paz familiar.
 
À Festa. À Guerra
(Ficção / 17 minutos / Rio de Janeiro / 2015 / Classificação Livre), de Humberto Carrão Sinoti.
Sinopse: o prefeito de uma cidade que está passando por muitas greves e manifestações assume uma estratégia para atrair investimentos: encomendar de uma escola de samba do Carnaval do Rio de Janeiro um desfile que fale de sua cidade. O que ele não sabia e agora parece intuir é que o Carnaval não é somente festa e alegria.
 
Até a China
(Animação / 15 minutos / Rio de Janeiro / 2015 / Classificação Livre), de Marcelo Marão.
Sinopse: Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.
 
Insular
(Documentário / 16 minutos / Espírito Santo / 2015 / Classificação Livre), de Tati W. Franklin. Sinopse: “Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.” (John Donne). Curta-metragem que convida o espectador a imergir o olhar no modo de vida de uma família que mora em uma ilha. É um filme de significado livre, cabe ao espectador preenchê-lo e permitir a experiência do contato com esse universo.

Pontos moeda