Geral

Analista de sistemas desvia curso de córrego e acaba detido na Serra

O responsável não possuía outorga da água e o licenciamento para realizar as construções na área protegida e foi conduzido a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil do município

Proprietário da área não tinha licença ambiental para desviar curso d Foto: Divulgação/PMA

Na manhã desta quinta-feira (8), um analista de sistemas de 34 anos foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar Ambiental, depois que foi constatado o desvio de um curso hídrico m sua propriedade, de Estrada Itaiobaia, zona rural da Serra. O córrego é formador da Lagoa Juara, em Jacaraípe. O infrator responderá por captação de água de forma irregular, que é crime ambiental.

Após denuncia anônima sobre represamento de curso d’água, os policiais estiveram na propriedade citada e averiguou uma escavação de 145 metros de extensão que canalizava água do Córrego Doutor Robson, um dos formadores da Lagoa Juara, para captação através de bombas. Também foi constatada uma edificação em alvenaria para abrigar o equipamento, que no momento da fiscalização não estava em uso.

Todas as atividades foram implantadas a menos de 10 metros do córrego, ou seja, em área de preservação permanente, estabelecida pelo Código Florestal. A bomba de agua foi apreendida e a captação paralisada. O responsável não possuía outorga da água e o licenciamento para realizar as construções na área protegida.

Pontos moeda