Geral

Casa histórica de Muqui recebe cineastas de todo o Brasil para Festival de TV e Cinema

A casa Poty Formel, em Muqui, é a residência escolhida para receber os 12 cineastas que concorrem ao troféu Catraca na Mostra Competitiva do 4º Fecin, nesta semana

A casa Poty Formel recebe nesta semana cineastas de todo o País. Foto: Humberto Capai.

Um grupo de cineastas capixabas viverá uma verdadeira imersão cultural com outros cineastas brasileiros durante a programação da 4ª edição do Festival de TV e Cinema do Interior (Fecin), nesta semana. Os cineastas representam, além do Espírito Santo, também os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Bahia e Paraná.

A casa escolhida pela produção do festival para acolher os diretores que concorrem com suas obras na Mostra Competitiva do Fecin é a residência “Poty Formel”, assim nomeada por ter pertencido à família de um respeitável médico da cidade de Muqui, “Dr. Djalma Poty Formel”. Inclusive, é o nome da rua que receberá as instalações de projeção do festival, onde está localizada a Antiga Estação Ferroviária de Muqui.

Com o tema “Cinema de Intercâmbio”, o festival pretende incentivar a troca de experiências e diálogos vivenciais entre os cineastas, possibilitando-os a experimentação de uma nova maneira de conhecer o patrimônio da cidade, considerada o maior sítio histórico do Espírito Santo.

O anfitrião dos convidados será o atual coordenador de curadoria do Fecin – responsável, juntamente com a atriz Claudia Puget, pela avaliação e seleção dos mais de 320 filmes inscritos –, Ériton Berçaco, proprietário do imóvel histórico.

A casa, construída em 1927 em estilo art noveau, tem porão alto e plantas em formato de L. Possui um jardim frontal à moda da época de sua construção e, na varanda da esquerda, há uma pintura na parede cujos desenhos são do pintor italiano Monti. Além disso, todas as paredes internas da casa são decoradas com pinturas (Stencil).

Pontos moeda