Geral

Justiça determina fim de protestos contra fechamento de postos de saúde em Cachoeiro

Entraram em vigor nesta segunda-feira (26) as adequações do horário de atendimento da Unidade de Saúde de Itaoca Pedra. Uma decisão da Justiça determina acesso ao local

O prefeito Casteglione se reuniu com vereadores e lideranças para resolver a situação. Foto: Divulgação/Prefeitura

Uma decisão do juiz de Direito João Batista Chaia Ramos, expedida na tarde desta segunda-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim, determina que moradores do distrito de Itaoca desobstruam imediatamente o acesso ao Posto de Saúde local, restituindo-o à posse direta da Municipalidade.

Por outro lado, a Prefeitura garante o retorno das atividades no posto de saúde, pois entraram em vigor, também nesta segunda-feira (26), as adequações em seu horário de atendimento.

A unidade vai funcionar com equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) – composta por médico, enfermeiro e agentes de saúde – de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Já o pronto atendimento – outro serviço que conta com médico – estará disponível todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados, das 7h às 19h. Também diariamente, duas ambulâncias ficarão 24 horas disponíveis para atender os moradores do distrito.

Protestos

 

Dois dias seguidos de protesto obstruíram principais vias de Coutinho e Itaóca Pedra. Foto: Reprodução

Na segunda-feira da semana passada (19), a comunidade de Coutinho, revoltada com o fechamento do posto de saúde local, fechou a Rodovia ES 482, no trevo que dá acesso ao município de Castelo, causando um enorme engarrafamento. A Prefeitura informou, na ocasião, que o atendimento à comunidade passaria a ser feito no Posto de Saúde de Itaoca Pedra.

No dia seguinte (20), moradores do distrito de Itaoca Pedra também realizaram um protesto que bloqueou a principal estrada de acesso ao local. O grupo era contra o fechamento do posto de saúde que atende a região. A manifestação terminou por volta das 22h. Apesar da reclamação, a Prefeitura disse que a unidade não foi fechada.

Uma grande confusão tomou conta da manifestação. O carro do Corpo de Bombeiro chamado para conter o fogo da barricada foi apedrejado e, da mesma forma, a Polícia Militar.

Reuniões esclareceram adequações no atendimento

Para esclarecer dúvidas em relação às modificações no funcionamento da unidade, duas reuniões foram promovidas no gabinete do prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione.

A primeira, na quinta-feira (22), reuniu os vereadores Wilson Dillen e Carlos Renato Lino, os secretários municipais de Saúde Edison Fassarela, de Obras Braz Barros, de Gestão Estratégica Mara Tosato, de Interior Elimar Ferreira e representantes dos moradores do distrito.

A segunda, neste domingo (25), reuniu mais de 30 pessoas, entre lideranças religiosas, comunitárias e legislativos da Câmara Municipal.

Em ambos os encontros, a prefeitura reforçou que nunca teve a intenção de fechar o local, mas, sim, tomar medidas que evitassem que, num futuro próximo, o município não pudesse ter condições de manter o funcionamento da unidade.

Tanto que, a todos os presentes da reunião de domingo, foi explicada a atual situação financeira, que acumula um déficit, entre janeiro e agosto deste ano, na ordem de R$ 13 milhões. Desses, R$ 6 milhões estão na área da saúde. Na ocasião, também foram esclarecidos os cortes que estão acontecendo em todas áreas, inclusive com a não realização do Carnaval e da Semana do Rei no ano que vem, além da demissão de pessoal contratado.
 

Pontos moeda