Geral

Chuva forte faz nível do Sistema Cantareira subir depois de 19 dias

Redação Folha Vitória

São Paulo - A chuva forte que caiu sobre os mananciais de abastecimento da capital paulista e da Grande São Paulo nas últimas 24 horas fez o Sistema Cantareira, o principal deles, registrar aumento do volume de água armazenada após 19 dias. Os Sistemas Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também tiveram alta do nível, enquanto o Alto Tietê se manteve estável.

De acordo dados da Sabesp divulgados nesta sexta-feira, 23, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 15,7% do volume de água armazenado - 0,1 ponto porcentual a mais do que na quinta-feira, quando estava com 15,6%. Esse índice já considera duas cotas de volume morto, acrescentadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira havia tido aumento no volume de água pela última vez no dia 4 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema passou de 16,6% para 16,7%. No mês, esta foi apenas a quinta vez que o manancial aumentou.

Choveu no Cantareira nos últimos dois dias. Nesta sexta-feira, foram registrados 25,1 mm de precipitação, o que fez o volume acumulado ao longo do mês somar 79 mm. A oito dias do fim de outubro, o número representa 61,4% do esperado para o período - a média histórica é de 128,5 mm.

O Cantareira também registrou alta de acordo com os outros dois índices divulgados pela Sabesp. Segundo o negativo, que passou a ser publicado depois de decisão judicial, o sistema aumentou 0,1 ponto porcentual e está com -13,5% da capacidade, contra -13,6% do dia anterior. A mesma variação foi observado no terceiro índice, que passou de 12,1% para 12,2%.

Outros mananciais

Atualmente responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), o Guarapiranga registrou alta pelo segundo dia consecutivo. O sistema opera com 76,2% da capacidade, 0,4 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando tinha 75,8%.

Por sua vez, o Alto Tietê, responsável por atender 4,5 milhões de consumidores, conseguiu interromper sequência de duas semanas de quedas consecutivas e se manteve estável nesta sexta-feira. O nível do sistema que atravessa crise severa permaneceu em 13,9%. O índice leva em conta um volume morto, acrescentado ao cálculo no ano passado.

Proporcionalmente, os mananciais que tiveram a maior alta foram o Alto Cotia, o Rio Grande e o Rio Claro, com crescimento de 0,5 ponto porcentual. Os sistemas estão com 58,1%, 85,9% e 55,1%, respectivamente.

Pontos moeda