Geral

Criança perde movimento das pernas após tomar vacina da pólio em Cachoeiro

O diagnóstico da criança é de uma síndrome de Guillain-Barré, que causa a perda dos movimentos dos membros inferiores, podendo afetar, também, o sistema respiratório

A criança tem 4 anos e foi vacinada no último dia 15 de agosto. Foto: Notícia Capixaba.

Em Cachoeiro de Itapemirim, uma criança de 4 anos perde o movimento das pernas após receber uma dose da vacina contra a poliomielite no último dia 15 de agosto em um posto de saúde do bairro Amaral.

O diagnóstico de Ana Júlia Oliveira Rodrigues é de uma doença do sistema nervoso, síndrome de Guillain-Barré, que causa a perda dos movimentos dos membros inferiores, podendo afetar, também, o sistema respiratório.

Os sintomas da menina, segundo a mãe, apareceram poucos dias após a vacina. Ana Julia foi internada na UTI do Hospital Infantil Francisco de Assis, em Cachoeiro, e no dia 31 de agosto sua doença foi diagnosticada.

O caso foi parar na Justiça. A mãe de Ana Julia, a manicure Monique da Silva Oliveira, de 23 anos, recebe apoio de uma advogada que não cobra pelos honorários e de uma tia, Ângela Luzia Rodrigues da Silva, de 58 anos, pois a situação de sua filha se agrava. “Minha filha era normal e hoje depende de mim para tudo, eu a carrego no colo. A Prefeitura tem que nos ajudar”, desabafa a mãe.

Em nota, a Prefeitura informa que está acompanhando o caso e que encaminhou Ana Julia ao neurologista, afirmando, ainda, que a encaminhou a fisioterapeuta e que fornece medicamentos para o tratamento. A família nega a informação da Prefeitura, e que a criança ainda não foi consultada por um neurologista. A advogada da família, Andreia Cristina Barra Loiola, entrou com uma ação nesta quarta-feira (7), na Justiça Federal, contra a União e a Prefeitura de Cachoeiro, pedindo ajuda de custo e um salário mensal, além de tratamento médico, medicamentos e transporte para a família cuidar da criança.

Pontos moeda