Geral

Estudantes de Cachoeiro participam de visita ambiental em Venda Nova do Imigrante

O local conta com trilha ecológica, estação de tratamento de efluentes, aquecedor solar e entre outros atrativos voltados à educação ambiental

Alunos da Escola Municipal Pedro Estelita Herkenhoff, do bairro BNH, em visita ambiental. Foto: Divulgação/Prefeitura

Estudantes de Cachoeiro de Itapemirim participaram de atividade de educação ambiental em campo: uma visita monitorada, com técnicos da equipe de meio ambiente da prefeitura, ao centro de desenvolvimento sustentável Guaçu-Virá.

O local, no município de Venda Nova do Imigrante, conta com trilha ecológica, estação de tratamento de efluentes, aquecedor solar e entre outros atrativos voltados à educação ambiental. A visita ocorreu na última quinta-feira (8).

A intenção é de que os técnicos apliquem em Cachoeiro conhecimentos adquiridos durante a visita. “Em alusão ao Dia da Árvore, realizamos nos últimos dias diversas atividades, como plantio em áreas de nascente, palestras e distribuição de mudas. Essa visita nos possibilitou o encerramento ideal da nossa programação”, afirma Denise Motta, da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os alunos participantes são da escola municipal Pedro Estelita Herkenhoff, do bairro BNH. Durante a visita, foram trabalhados conteúdos como recuperação de área degradada, reaproveitamento de resíduos, agricultura orgânica e energias alternativas.

Centro é exemplo de sustentabilidade

O local da visita em Venda Nova funciona de modo autossustentável, quando os recursos gerados são suficientes para cobrir as despesas. Os recursos ali vêm das taxas de visitação, almoço e hospedagem e da venda de produtos artesanais, como massa para pizza e pastel, banana passas e geleia.

Entre os modos de exploração de energia alternativa no local estão as placas de captação solar, que transformam a energia solar em energia elétrica, fogão e desidratador solar e o aquecedor artesanal de água.

Pontos moeda