Geral

Fiscalização contra pesca predatória apreende tarrafas e redes em Vitória

A equipe partiu da Curva da Jurema e seguiu até os manguezais. Foram apreendidas sete tarrafas e duas redes, com 70 e 30 metros, respectivamente

Ao todo, foram apreendidas sete tarrafas e duas redes, com 70 e 30 metros, respectivamente Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) está intensificando as ações de fiscalização contra a pesca predatória. Na madrugada desta quarta-feira (21), a equipe da fiscalização realizou uma operação em parceria com Ibama, Polícia Militar Ambiental e Capitania dos Portos. 

A equipe partiu da Curva da Jurema e seguiu até os manguezais. Foram apreendidas sete tarrafas e duas redes, com 70 e 30 metros, respectivamente. "Todo o material estava abandonado. Durante o trajeto, a equipe abordou todas as embarcações. Os tripulantes das duas que estavam sem documentação foram convocados a comparecer ao Ibama", informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain. 

O secretário lembrou que, desde o início do ano, a Polícia Militar Ambiental já apreendeu 22 mil metros de redes de pesca na baía da Grande Vitória.

Após uma rede de pesca com duas tartarugas, arraias e pequenos tubarões serem encontradas na praia de Camburi na última semana, o secretário Luiz Emanuel Zouain promoveu uma reunião com representantes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Projeto Tamar para traçar novas operações.

Lancha

A Semmam adquiriu uma lancha e outros equipamentos que serão usados nas ações de fiscalização ambiental em mar. A lancha será utilizada pela equipe de fiscalização da Semmam e comporta até seis pessoas. "Será feito um cronograma de vistorias pela baía de Vitória e ilhas, conferindo mais agilidade às ações", completou o secretário Luiz Emanuel.

Pontos moeda