Geral

Fogo atinge Grande Vitória e interior do ES, segundo relatório do Corpo de Bombeiros

Neste domingo a corporação divulgou um relatório atualizado dos focos de incêndio no Estado. Os mais novos focos de incêndio surgiram em Vila Velha e na Serra

Equipes do Corpo de Bombeiros em todo Estado permanecem em alerta Foto: Divulgação

Preocupado com o avanço do fogo na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo o Corpo de Bombeiros tem feito o acompanhamento diário. Neste domingo (11), a corporação divulgou um relatório atualizado dos focos de incêndio no Estado. Os mais novos focos de incêndio surgiram em Vila Velha e na Serra.

Em Vila Velha, o problema com incêndio surgiu na Reserva de Jacarenema, ainda que pequeno, segundo o relatório oficial dos bombeiros.

Já na Serra, o problema foi a turfa com problemas que se reiniciaram no dia 1º deste mês, em Jardim Tropical, nos arredores do Mestre Álvaro.

“As equipes atuaram durante todo o dia no local. Foram gastos cerca de 20 mil litros d’água. (Bombeiros) Deixaram o local por volta das 15 horas sem presença de fumaça ou pontos quentes visíveis”.

Ainda na Serra, nas proximidades da Praia de Capuba, houve início de problemas com a turfa.

“Após deixar a área das turfas equipe foi deslocada para fazer frente a um incêndio em vegetação na praia de Capuba”.

Em Cariacica, o Moxuara foi o mais atingido. De várias partes da Grande Vitória foi possível observar o fogo que teve início no dia 3.

“Situação atual: Posto de comando e reabastecimento montado no campo do Palmeiras. Acesso por terra sendo efetuado por 21 bombeiros apoiados por efetivo da Defesa Civil municipal. Foram extintos dois focos ficando um ponto para monitoramento de difícil acesso. Aeronave foi empregada num sobrevoo de reconhecimento, mas, não houve emprego operacional”, aponta relatório.

Vitória também sofreu com incêndio iniciado na última quinta-feira (8), em Santa Lúcia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi aparentemente controlado. 

“Pequeno foco remanescentes em uma ravina e no topo. Operação teve continuidade à tarde com ignição de novos pontos”.

Focos de incêndio no interior do ES

Em Sooretama, o incêndio atinge mata interligada à Reserva do município. O Corpo de Bombeiros foi deslocado para o combate às chamas às 11h05.

No mesmo horário, outra equipe, formada por 17 homens, foi deslocada para região entre Linhares e Colatina, local que foi identificado foco de incêndio.

Em Governador Lindenberg, equipes foram ao local confeccionar aceiros. Na região foi constatado que o fogo atingiu mais de 50 hectares de terra.

Também foram enviadas equipes para o IFES de Itapina e Baixo Guandu.

O município de Jaguaré também sofre com focos de incêndio. 

“Duas equipes de combate estão no local”, relatou o Corpo de Bombeiros.

Pontos moeda