Geral

Fogo em vegetação já atinge 14 pontos em todo o Espírito Santo, diz bombeiros

Somente nos primeiros 13 dias de outubro, o Corpo de Bombeiros recebeu 260 chamados para combater focos de incêndio em todo o Estado, média de 20 registros por dia

Incêndio continua atingindo a vegetação do Morro do Moxuara, dez dias após o início das chamas Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Mais de 20 chamados por dia, em média. Essa tem sido a realidade do Corpo de Bombeiros para combater incêndios em todo o Espírito SantoAtualmente, os militares combatem 14 grandes incêndios florestais no Estado. 

Ao todo, foram registrados 260 chamados nos primeiros 13 dias de outubro. Com isso, o efetivo dos bombeiros está quase todo empregado no combate ao fogo em matas. Somente neste fim de semana e feriado, os militares combateram incêndios em matas de 11 municípios capixabas.

Dez dias após seu início, o incêndio que atinge a vegetação do Morro do Moxuara, em Cariacica, continua preocupando e incomodando os moradores da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um novo foco de incêndio foi localizado e novamente uma equipe da corporação foi ao local para realizar o combate às chamas. Além disso, os bombeiros avaliam a necessidade de utilizar outros recursos, em virtude da dificuldade de acesso ao local.

Em Guarapari, um incêndio iniciado no último domingo (11) ainda atinge uma grande área de vegetação nas localidades de Jacarandá e Baía Nova. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo ainda não foi controlado e consome a copa das árvores em um local de difícil acesso. 

Duas equipes do Corpo de Bombeiros, um perito e um helicóptero do Notaer ainda trabalham no combate às chamas. Uma perícia foi feita no local para identificar a causa do incêndio. O laudo deve ficar pronto em até 20 dias.

Já na Serra, o fogo atinge a vegetação na localidade de Pitanga, nos arredores do Mestre Álvaro. O combate às chamas é feito por cinco militares da equipe do Apoio Operacional de Vila Velha e mais cinco do Apoio Operacional da Serra. E na área da Turfa, uma equipe de serviço 24 horas está operando a bomba para alagar as áreas quentes.

E em Vitória, um incêndio atingiu o Parque da Pedra dos Olhos, em Tabuazeiro, mas já foi controlado pelos bombeiros. O fogo também consumiu uma uma grande área verde, em Santa Cecilia, atrás do Hospital das Clínicas.

Interior

Bombeiros tentam controlar focos de incêndio em pelo menos 14 regiões no Espírito Santo Foto: ​TV Vitória

Em Linhares, no norte do Estado, uma equipe do Corpo de Bombeiros está na região de Bebedouro para controlar um incêndio que atinge uma região  de mata alta e extensa. No mesmo município, foi registrada uma ocorrência em uma região de mata na localidade de Povoação.

No município vizinho de Sooretama, o fogo também consome uma extensa área de mata alta, na localidade de Patioba. Segundo os bombeiros, uma equipe está monitorando a situação na região, cortando e isolando troncos com brasas e resfriando e isolando as áreas mais quentes. De acordo com a corporação, a região está recebendo atenção especial, por se tratar de uma mata que interliga com a Reserva de Sooretama.

Ainda no norte do Estado, há registros de incêndios na região de Vila Fartura, em Nova Venécia, onde sete bombeiros trabalham para conter as chamas; em Água Doce do Norte, a equipe de serviço dos bombeiros trabalha com um total de 16 militares; em Governador Lindenberg, dez bombeiros tentam combater as chamas, que já consumiram uma área do tamanho de 46 campos de futebol; e em São Mateus e Jaguaré, cinco bombeiros realizam o trabalho no local.

De acordo com a corporação, o tempo seco e as altas temperaturas, associados à ação humana, contribuem para o agravamento da situação. Os incêndios geralmente começam com pequenas queimadas, mas, com o vento, os focos se espalham ainda com mais facilidade.

Pontos moeda