Geral

Fundão é excluído de áreas com racionamento por causa da crise hídrica

Quatro municípios já decretaram estado de emergência por causa da estiagem e oito cidades do Estado já estão com uso restrito de água, em breve outras devem integrar a lista de restrição

Crise hídrica atinge oito municípios do Estado Foto: TV Vitória

Fundão, uma das cidades incluídas na lista de racionamento de água no Estado, foi inserida por engano e deverá ser retirada na quinta-feira (08). Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) a determinação do local foi realizada por coordenadas de GPS, que possui uma pequena margem de erro.

Como Cidade Nova da Serra fica exatamente na divisa entre os municípios de Fundão e Serra, houve um erro de localização  e o GPS acusou coordenadas que seriam de Fundão. 

Uma nova lista será publicada no Diário Oficial retificando a lista atual e retirando o município de Fundão. Nove municípios capixabas vão ter a água racionada por conta da crise hídrica que assola o Estado.

Nos próximos 15 dias o uso prioritário é o consumo humano e animal, e entre as 5h e as 18h fica proibida qualquer captação em cursos de água superficiais. As cidades em alerta são Barra de São Francisco, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Vila Pavão, Ecoporanga, Alto Rio Novo, Pinheiros, e Conceição da Barra.

A ordem é clara para as cidades com restrição. “Não pode desviar o curso da água. Indústria, agricultores e produtores não podem ligar bombas, captar água nos próximos 15 dias”, afirmou Paulo Paim, diretor da AGERH

Pontos moeda