Geral

Gavião cego e dois cavalos são furtados de entidade de proteção de animais no Rio

Redação Folha Vitória

Rio - Dois cavalos e um gavião cego foram furtados na madrugada desta terça-feira, 27, da sede da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suípa), em Benfica, na zona norte. Os criminosos também tentaram levar a égua Pacífica, de 10 anos. Como o animal resistiu, foi espancado: ficou com lesões na focinho e machucados no corpo. A entidade oferece R$ 500 de recompensa por animal.

Foi a quarta vez que a sede da Suípa foi invadida este ano. "Não aguento mais. A polícia não está nem aí. Vão se preocupar com roubo de gato, cachorro?", desabafou a presidente da entidade, Izabel Nascimento. A Suípa fica em frente à Unidade de Polícia Pacificadora de Manguinhos. "Eles dizem que não podem fazer nada porque aqui é Jacarezinho."

A sede da Suípa foi arrombada durante a madrugada. Foram levados os cavalos Arregue e Petrobrás e o gavião Magu, que ficou cego por ação de isqueiro ou vela. Izabel acredita que os cavalos seriam vendidos para carroceiros que atuam na região. Já o gavião seria vendido em feira de aves. "As pessoas não têm como saber que ele estava cego, ainda mais à noite. São muito cruéis com os animais", afirma Izabel.

Os criminosos também tentaram levar a égua Pacífica, batizada assim porque foi resgatada no mesmo período da instalação da UPP na região. "De pacífica ela não tem nada. Deve ter dado muito coice neles", acredita a presidente da Suípa. A égua estava machucada e tinha um arame preso ao pescoço. Pacífica "adotou" uma filhote recém-resgatada, Yasmim. Pode ter agido assim para protegê-la, acredita Izabel.

O caso foi registrado na 25ª Delegacia de Polícia Civil. A perícia esteve no local. Responsável por uma entidade sem fins lucrativos, Izabel diz que vai procurar a ajuda de empresas que queiram ajudar a instituição, instalando câmeras de segurança. Este ano, foram furtados cães que estavam prontos para adoção, cavalos e aparelhos de raio-x da clínica veterinária comunitária que funciona no local.

Pontos moeda