Geral

Índice de vulnerabilidade social cai 27% na Grande Vitória, aponta Ipea

Há 15 anos, o índice era de 0,432, considerado de alta vulnerabilidade social. Dez anos depois, ele passou para 0,315, estando em uma faixa média de vulnerabilidade

Segundo o Ipea, os índices de exclusão e dimensão da pobreza foram diminuídos na Grande Vitória em dez anos Foto: Divulgação

O índice de vulnerabilidade social na Grande Vitória caiu 27% entre 2000 e 2010. A conclusão é de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (05) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Há 15 anos, o índice era de 0,432, considerado de alta vulnerabilidade social. Dez anos depois, ele passou para 0,315, estando em uma faixa média de vulnerabilidade.

Das três dimensões analisadas pelo instituto - infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho - a que mais contribuiu para a redução da vulnerabilidade na Grande Vitória foi a de renda e trabalho. De 2000 a 2010, ela caiu 0,174, sendo o menor índice entre as dimensões avaliadas.

O estudo analisou, durante esses dez anos, o acesso da população aos serviços de infraestrutura, como saneamento básico e mobilidade urbana, a trajetória educacional das famílias e a inserção das pessoas no mercado de trabalho. O Ipea analisou 16 regiões metropolitanas em todo o Brasil, entre elas a Grande Vitória, e revelou que houve redução da vulnerabilidade social em todas as regiões pesquisadas.

Assim como aconteceu nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, a Grande Vitória teve uma das maiores reduções da vulnerabilidade social, o que significa que os índices de exclusão e dimensão da pobreza foram diminuídos. Segundo o Ipea, a redução só foi possível graças ao aumento das vagas no mercado de trabalho.

O índice de vulnerabilidade social mostrou ainda que os capixabas tiveram a renda valorizada e que houve redução do trabalho infantil e da desocupação. O instituto pede que prefeitos fiquem atentos aos números divulgados para formularem melhores políticas públicas, que garantam o acesso da população aos direitos sociais básicos.  

Pontos moeda