Geral

Mais de 150 mil estudantes capixabas devem fazer a prova do Enem no próximo final de semana

Em todo país cerca de 30% dos participantes ainda não acessaram o cartão de inscrição. A redução dos gastos com cartões de inscrição gerou economia de R$ 46 milhões

Foto: R7

Faltando cinco dias para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 30% dos estudantes ainda não sabem onde farão a prova. Isso porque eles ainda não acessaram o cartão de inscrição, que é retirado exclusivamente pela internet. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o Espírito Santo 153.877 estudantes farão as provas nos próximos dias 24 e 25.

Para acessar o cartão de confirmação de inscrição, o participante deve entrar no site do Enem (enem.inep.gov.br) e informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Caso o estudante tenha esquecido a senha, deve entrar na Página do Participante e informar o CPF e a data de nascimento. Será encaminhado para o e-mail ou mensagem de celular do estudante uma nova senha de acesso. O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório para a realização do exame, no entanto o Inep recomenda que o participante tenha o documento em mãos, para verificar as informações do local de provas.

O estudante Davi Aragão, que irá realizar o exame, já acessou o cartão. “Há duas semanas eu acessei o cartão. É melhor fazer isso o quanto antes para não ter problema”, disse.

De acordo com o Inep a redução de gastos com impressão do Cartão e das despesas postais gerou uma economia de aproximadamente R$ 46 milhões.

Os estudantes vão realizar quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado (24), os participantes terão 4 horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (25), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O exame será aplicado às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais da prova a partir do meio dia e os portões serão fechados às 13 horas. Para realizar a avaliação será necessário apresentar um documento oficial com foto. Também é necessário levar caneta esferográfica preta fabricada com material transparente.

Pontos moeda