Geral

Mais quatro municípios do Estado devem sofrer racionamento por causa da seca

Nove cidades do Estado já estão com uso restrito de água, em breve outras devem integrar a lista de restrição. Quatro municípios já decretaram estado de emergência por causa da estiagem

Crise afeta municípios como Colatina, que já até decretou situação de emergência  Foto: Divulgação/Prefeitura

Nove municípios capixabas vão ter a água racionada por conta da crise hídrica que assola o Estado. Nos próximos 15 dias o uso prioritário é o consumo humano e animal, e entre as 5h e as 18h fica proibida qualquer captação em cursos de água superficiais. As cidades em alerta são Fundão, Barra de São Francisco, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Vila Pavão, Ecoporanga, Alto Rio Novo, Pinheiros, e Conceição da Barra.

“A prioridade é o abastecimento humano. A Cesan e os SAAEs demonstraram onde há os riscos de desabastecimento. Fomos obrigados a imitir duas resoluções para agir a curto prazo”, explicou o diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) Paulo Paim. 

A ordem é clara para as cidades com restrição. “Não pode desviar o curso da água. Indústria, agricultores e produtores não podem ligar bombas, captar água nos próximos 15 dias”, afirmou Paim. De acordo com o diretor, novas cidades deverão ser inclusas nos limites de captação de água, entre elas São Mateus, Aracruz, Itarana, e Ibiraçu.   

Para fiscalizar se as medidas das resoluções estão sendo tomadas, na quarta-feira (07), uma força tarefa se reúne com órgãos fiscalizadores que irão fazer varreduras em todo o Estado. Os órgãos que vão atuar são Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Polícia Militar Ambiental (PMA) e Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Quem for flagrado desobedecendo a nova medida será multado em R$ 2,7 mil.

Paim ainda disse que as previsões metereológicas apontam que a região Sudeste vai continuar com problemas climáticos. As chuvas de verão virão, mas atrasadas, e os meses de outubro e novembro serão secos. 

“As chuvas virão abaixo da média no verão. Vamos recuperar um pouco os rios, mas não vamos chegar ao volume adequado”, sentenciou Paim.

CRISE FAZ MUNICÍPIOS DECRETAREM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Menos de oito meses após o problema da seca e estiagem que assolou vários municípios, o Estado já começa a dar sinais de uma nova crise hídrica. Quatro municípios já decretaram situação de emergência após os problemas da seca afetarem principalmente o interior e a zona rural das cidades de Água Doce do Norte, Colatina, Afonso Cláudio São Gabriel da Palha, confirmou o coronel Fabiano Bonno, coordenador da Defesa Civil Estadual. 

“No começo do ano tivemos 46 municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública, até o momento termos quatro que decretaram emergência”, contou Bonno.

O primeiro município que sofre com o clima é Colatina, no noroeste do Estado. O prefeito Leonardo Deptulski já decretou situação de emergência na última quarta-feira (23). O secretário de Desenvolvimento Rural, o engenheiro agrônomo, Ricardo Pretti, afirmou que a situação é bem crítica. “Temos algumas comunidades que já não tem mais água, elas estão sendo abastecidas com carro pipa”,  contou.

Pontos moeda