Geral

Merkel e Hollande se reúnem com Putin para tratar da Síria

Redação Folha Vitória

Paris - Os líderes da França e da Alemanha criticaram o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre os ataques aéreos do país na Síria e, logo após, passaram horas negociando com Putin para manter o processo de paz no leste da Ucrânia em desenvolvimento.

O presidente da França, François Hollande e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, tiveram reuniões separadas com Putin no começo da tarde desta sexta-feira. Eles disseram ao presidente da Rússia que os ataques aéreos na Síria deveriam ser direcionados apenas contra alvos do Estado Islâmico, não outros grupos que lutam contra o presidente da Síria, Bashar al-Assad. Os aviões russos supostamente bombardearam outros grupos apoiados pelos governos do Ocidente - que tentam tirar Assad do poder.

"Nós dissemos claramente que o Estado Islâmico é o inimigo a ser combatido", declarou Merkel.

"Eu disse ao Putin que aonde nós identificamos os ataques aéreos russos, apenas um foi contra Raqqa", declarou Hollande, referindo-se ao reduto do Estado Islâmico no norte da Síria. "Os outros ataques foram em áreas controladas pela oposição", comentou.

Após as reuniões, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, se juntou aos três líderes por cerca de cinco horas para discutir a situação no leste da Ucrânia. Merkel e Hollande querem garantir que as regiões separatistas no leste da Ucrânia não façam valer suas ameaças de realizar eleições próprias ao final do mês sem a aprovação do governo em Kiev. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda