Geral

Monumentos capixabas mudam iluminação para aderir à campanha Outubro Rosa

As mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem ser atendidas sete hospitais estaduais. Exames preventivos como a mamografia são disponibilizados gratuitos

O Palácio Anchieta é um dos monumentos que aderiu à iluminação da campanha contra o câncer de mama Foto: Divulgação/Governo

Para comemorar o mês do Outubro Rosa, monumentos do Estado estão recebendo iluminação na cor que representa a campanha contra o câncer de mama que foi iniciada nesta quinta-feira. A iniciativa é organizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). 

Em Vitória, o prédio da prefeitura também está com nova iluminação. Outros como o do Casarão Cerqueira Lima, no Centro, a Ponte da Passagem, as torres de Jesus de Nazareth, o relógio da Praça Oito e as árvores da praça Costa Pereira também aderiram à campanha. 

Em Vila Velha, o Convento da Penha está rosa desde a noite de quarta-feira (30). A TV Vitória também aderiu a campanha e os apresentadores usaram roupas e gravatas na cor da campanha. O Folha Vitória trocou sua logo tradicional pelos tons de rosa.

Outubro é o mês do combate ao câncer de mama. No Estado, pelo menos 990 novos casos da doença serão registrados neste ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Durante este mês, uma parceria com a Afecc vai realizar atividades esportivas, palestras, e eventos beneficentes. Os exames de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce da doença, que surge de uma combinação de fatores, o mais agravante, a idade.

No Estado, estima se que a doença mate ao menos 252 mulheres por ano. E que as mais propensas a desenvolver a doença são aquelas entre os 50 e 69 anos. Das 1.262 mulheres que morreram em decorrência do câncer de mama no Espírito Santo entre os anos de  2010 e 2014, 46,67% estavam dentro dessa faixa etária. Os demais óbitos foram registrados em mulheres com idade entre 40 e 49 anos (19,25%); 70 e 79 anos (13,78%); 80 anos ou mais (12,59%); 30 e 39 anos (6,81%) e 20 e 29 anos (0,87%). 

No primeiro semestre deste ano foram registrados 131 óbitos por câncer de mama no Estado. Desse total, 47,32% eram mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

O médico Luiz Augusto Fagundes, referência técnica em Oncologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ressalta que muitos óbitos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e também com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

O oncologista comenta que não há como intervir em alguns fatores de risco, como o avanço da idade, o fato de ser do sexo feminino, a suscetibilidade genética, o início precoce do fluxo menstrual e a menopausa tardia. Por outro lado, é possível combater, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica, que também influenciam fortemente o desenvolvimento de câncer de mama. 

“Pesquisas constataram que as mulheres que mantêm esses hábitos têm mais chances de desenvolver a doença. Hoje em dia as mulheres têm se alimentado mal e praticado menos atividade física, têm tido filhos mais tarde, o que também é um fator de risco”, explica Luiz Augusto, acrescentando que o fato de a mulher não ter filhos ou ter a primeira gestação tardiamente constituem fatores de risco para o câncer de mama, ao passo que amamentar a protege contra a doença.

Exames disponíveis pelo Estado

Dados da Sesa mostram que entre janeiro e julho deste ano foram ofertadas 45.016 mamografias no Espírito Santo. Em todo o ano passado, foram 161.177, mas somente 55,34% dos exames foram feitos. 

As mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem ser atendidas em um dos sete hospitais com esse perfil de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de cirurgias, esses hospitais realizam quimioterapia, e dois deles também oferecem radioterapia. Entre janeiro e julho deste ano foram realizados nesses hospitais 597 cirurgias em pacientes com câncer de mama, entre elas procedimentos para retirada total ou parcial da mama.

Na Região Central, as referências são o Hospital São José (Colatina) e o Hospital Rio Doce (Linhares); e, na Região Sul, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Já na Metropolitana, há o Hospital Evangélico de Vila Velha; a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital das Clínicas e o Hospital Santa Rita, todos estes quatro localizados em Vitória.

Pontos moeda