Geral

Prefeitura recua e mantém apenas cinco das 16 linhas do sistema Integra Vitória

As outras linhas ficarão temporariamente suspensas e voltam a operar com o mesmo itinerário do sistema anterior. A mudança vale a partir de segunda-feira

O sistema Integra Vitória recebeu críticas da população Foto: Divulgação/Prefeitura

Após protestos de usuários dos ônibus da Capital, a prefeitura realizou ajustes no sistema Integra Vitória e decidiu manter apenas cinco linhas do programa. A mudança começa a valer a partir da próxima segunda-feira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo prefeito Luciano Rezende. 

As linhas que serão mantidas são 022 (Conquista / Mata da Praia), 026 (Bairro República/ Jardim Camburi), 032 (Praia do Canto / Ilha do Boi), 038 (Bairro Universitário / Mario Cypreste) e 044 (Resistência / Shopping Vitória).

As outras linhas ficarão temporariamente suspensas e voltam a operar com o mesmo itinerário do sistema anterior - sem integração dos micro-ônibus com as linhas convencionais. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) fará novas análises para verificar a necessidade de outras alterações. 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, explicou que o sistema continuará sendo monitorado. 

"Determinamos ao Setpes que fizesse novas análises porque, a partir do nosso diálogo com as comunidades, percebemos que ainda havia ajustes a serem feitos. Algumas linhas irão operar de acordo com o sistema anterior até que essas análises sejam concluídas. Continuaremos ouvindo a população, dentro do conceito de gestão compartilhada, para avaliar a eficiência do sistema. Nossa referência é e será sempre a avaliação final do usuário", declarou o prefeito.

Abordagens
O prefeito lembrou que, desde agosto, 15 mil pessoas de 28 bairros foram abordadas pelos técnicos da Prefeitura e equipe do Papo da Cidade para receber informações e orientações sobre o Integra Vitória. "Ouvimos os moradores, mas foi quando o sistema passou a funcionar que vimos a necessidade de ajustes".

"Em duas semanas de implantação do Integra Vitória, fizemos análises e ajustes a partir do diálogo com a população. Nesse tempo, chegamos à conclusão de que essas cinco linhas estavam satisfazendo os passageiros. As demais, por conta da necessidade de deslocamento das pessoas, serão temporariamente suspensas. Vamos continuar monitorando o sistema", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Josivaldo de Andrade.

Pontos moeda