Geral

Santa Casa de Cachoeiro pede apoio para campanha de doação de órgãos

Somente na Santa Casa, o número de pacientes na hemodiálise, à espera de um transplante, é de 165. Foi solicitada ajuda na criação de projeto de lei para alertar estudantes

Para o próximo ano, a Santa Casa pretende promover ativamente a campanha Setembro Verde. Foto: Divulgação

Representantes da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim estiveram na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (06), para solicitar o apoio dos vereadores para ampliar a divulgação sobre a importância da captação de órgãos no município.

As enfermeiras do setor responsável por doação de órgãos, Cristiane Bitencourt e Elisabeth Sales, informaram que existem 165 pacientes na hemodiálise à espera de transplante, somente na Santa Casa de Cachoeiro. “Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade e quanto mais a população se conscientizar da importância de se tornar um doador, menor será o tempo na angustiante fila de espera por órgãos”, registrou o grupo representante da Santa Casa.

O grupo sugeriu à Casa que seja criado um projeto de lei para a inclusão, em disciplinas da rede municipal de ensino, de informações sobre a importância da doação de órgãos.

Outro pedido foi para que o acesso ao aeroporto municipal seja facilitado para as equipes de captação. “Hoje os helicópteros fazem pouso no estádio do Sumaré, e muitas vezes, quando o local está fechado, a captação não pode ser feita”, garantem.

Para o próximo ano, a Santa Casa pretende promover ativamente o Setembro Verde, campanha que começa a ocorrer em todo o país para incentivar a doação de órgãos, e precisará do apoio da Câmara e demais órgãos públicos instalados em Cachoeiro.

Pontos moeda